×

BREXIT | Theresa May é a única candidata ao cargo de premiê no Reino Unido

segunda-feira 11 de julho de 2016 | Edição do dia

A secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom, anunciou na manhã desta segunda-feira (11) que vai deixar a disputa pela liderança do Partido Conservador. Assim, ela abre caminho para a ministra do interior,Theresa May, suceder David Cameron no cargo de premiê do Reino Unido.

Ainda não está claro se Theresa May, cuja mentalidade "austeritária" promoveu comparações entre ela e Margaret Thatcher, será aclamada a nova premiê, segundo a CNN.

May já era favorita na disputa. Na segunda rodada de votações, na quinta-feira (7), ela teve 199 votos, Leadsom conseguiu 84 e Michael Gove, 46.

Antes do anúncio do afastamento da adversária, Theresa May prometeu nesta manhã que, se assumir o cargo de chefe de Governo, vai tirar o país da União Europeia, obedecendo ao resultado do referendo de 23 de junho.

Em resposta aos que pedem ao governo que ignore o resultado da consulta May afirmou: "Não haverá tentativas de permanecer na UE, não haverá tentativas de reintegrar-se pela porta dos fundos".

David Cameron renunciou imediatamente depois da votação do Brexit, um referendo convocado por ele mesmo para dirimir disputas internas no Partido Conservador, após ser reeleito em 2015. Seu adversário dentro dos conservadores, Boris Johnson, declarou que não assumiria as consequências do Brexit, embora tenha encabeçado a fração pró-saída junto ao líder da extrema direita, Nigel Farage, que também fez campanha ativa pela saída, mas logo depois renunciou da liderança do UKIP (Partido da Independência do Reino Unido).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias