Mundo Operário

METRÔ SP

Sindicato dos metroviários organiza petição sobre terceirização e privatização do Metrô de SP

sábado 26 de agosto| Edição do dia

Link original: https://peticao.metroviarios-sp.org.br/

O governo estadual, comandado por Geraldo Alckmin e o PSDB há mais de 20 anos, aplica uma política de desmonte no metrô em São Paulo, faz com que a qualidade do serviço caia propositalmente para ’justificar’ seu projeto de privatização. Além de entregar as obras para empreiteiras envolvidas em inúmeros escândalos de corrupção, tenta privatizar as linhas do transporte público e terceirizar postos de trabalho.

Alckmin quer repassar a administração da empresa pública para investidores externos que passariam a controlar e retirar lucro do transporte. O custo da passagem já é alto e a tendência é aumentar ainda mais com a privatização. Além disso, no contrato da L4 "Linha 4 da concessionária Via 4", existem cláusulas que garantem o lucro independente da arrecadação, e é o dinheiro do povo que paga ao consórcio em caso de prejuízo.

Somos contra as políticas privatistas, seja de forma direta ou por meios de concessões temporárias, Parcerias Público-Privadas entre outras. A função do transporte metroviário é pública e social, por isso deve ser estatal.

Se você concorda que o Metrô deve pertencer à população e não a uma empresa privada, assine esta petição contra a privatização do Metrô.




Tópicos relacionados

Mundo Operário

Comentários

Comentar