×

CORONAVÍRUS | Sem testes massivos, Estado Espanhol tem recorde de óbitos por coronavírus em 24 horas

Com isso, o volume de pessoas que já faleceram por conta da covid-19 no país europeu subiu para 5.690.

sábado 28 de março de 2020 | Edição do dia

Imagem: REUTERS/NACHO DOCE

O governo da Espanha atualizou neste sábado, 28, os seus dados sobre o avanço do coronavírus e informou que atingiu um novo recorde de mortes em 24 horas, um total de 832.

Com 3.434 falecidos, segundo o governo, o Estado espanhol já supera o país asiático em número de mortes. O número de pessoas contaminadas que foram confirmadas pelos serviços de saúde local está agora em 72.248. O Estado espanhol converte-se assim, no segundo país do mundo com mais mortos por conta do vírus, depois da Itália.

Enquanto isso, os profissionais da saúde, assim como os setores essenciais, como alimentação, logística e limpeza, entre outros, não contam com os recursos necessários para enfrentar essa enorme crise sanitária e social.

No Estado Espanhol, o coronavírus está em fase de crescimento exponencial. Os casos passara de 2 para 100 em uma semana; na seguinte, de 100 para 1.000, e de 1.000 para 4.000 em quatro dias.

A estratégia do governo se centrou exclusivamente em evitar o colapso sanitário de um sistema que foi saqueado durante os cortes sociais de Zapatero e Rajoy e em garantir os interesses das grandes fortunas. Foi priorizado que o teste do coronavírus fosse realizado apenas naquelas pessoas que se apresentassem sintomas graves.

Mas assim como em vários países, o governo de Pedro Sánchez havia optado pela estratégia de confinamento e militarização. Mas agora, com um número de mortos superior a 1.300, informou a aquisição de 649.000 testes rápidos e uma operação que está fechando o Ministério da Saúde para a importação de 6 milhões de testes a mais de outros países.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias