×

GREVE PROFESSORES REDE PARTICULAR MG | Professores da rede particular de Minas Gerais entram em greve

Patronal da rede particular de Minas Gerais tentam impor mudanças em acordo coletivo, inspiradas na Reforma Trabalhista golpista de Temer, e professores entram em greve.

quarta-feira 25 de abril de 2018 | Edição do dia

A patronal das escolas e universidades da rede particular de Minas Gerais tenta impor mudanças no acordo coletivo para retirar direitos dos professores. E a resposta dos professores perante tamanha intransigência foi o início da greve a partir dessa quarta-feira (25). A greve atinge escolas e universidades de todo estado. O início da greve acontece na mesma data do ato público em repúdio à brutal repressão da PM às professoras da educação infantil em BH.

A Reforma Trabalhista golpista de Temer está por trás deste ataque aos professores, que inclui medidas como a redução das férias e retirada do recreio. Como mostra em nota do sindicato Sinpro Minas, dentre os inúmeros ataques estão: perda do adicional por tempo de serviço, perda das bolsas de estudos para professores e dependentes, perda do intervalo (recreio) dos/as professores/as, retirada da cláusula de atestado médico (ou seja, professor não pode adoecer), retirada da representatividade do sindicato (legítimo representante da categoria, conforme apregoa a Constituição da República), retirada da estabilidade do professor aposentando, perda significativa do adicional extraclasse (uma vez que propõem que o professor trabalhe 10% a mais sem remuneração devida), reajuste de 1%, abaixo da inflação – sendo que as mensalidades escolares reajustaram em média de 8 a 10%.

A agenda aprovada até agora pelos professores reunidos em assembleia é a seguinte: 25/04, às 10h: Aula pública na praça da Savassi para esclarecer a população sobre a pauta de reivindicações, bem como o desrespeito patronal aos/às professores/as. 26/04, às 10h: Manifestação na porta do TRT-MG (Avenida Getúlio Vargas, 225, Funcionários) durante audiência de mediação entre sindicato profissional e patronal. 26/04, às 16h: NOVA ASSEMBLEIA DA CATEGORIA para deliberar acerca do movimento – ALMG, Espaço Democrático (hall) – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho.

Estudantes já saíram em apoio à luta dos professores, como os alunos do Colégio Santa Maria do Coração Eucarístico.

E professores de importantes universidades particulares, como o Centro Universitário UNA, fortalecem o movimento (veja aqui).

A unidade das lutas dos trabalhadores da educação tem grande potencial de derrotar tanto os governos atuais que atacam a educação como o de Alexandre Kalil e de Fernando Pimentel do PT, quanto a patronal das escolas privadas.

Todo apoio à greve dos professores das escolas da rede particular de Minas Gerais!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias