Opinião

JAIR BOLSONARO

O apito silencioso de Bolsonaro

As redes sociais foram à loucura ontem com o vídeo postado por Bolsonaro em seu Twitter. No tal vídeo, Bolsonaro está representado por um leão que é atacado por inúmeras hienas que seriam distintos agentes da política nacional como o PT, o STF, a Globo e o próprio PSL. O que esse vídeo revela sobre o projeto bolsonarista?

terça-feira 29 de outubro| Edição do dia

O vídeo termina com a chegada de um segundo leão, que seria o povo conservador e patriota. Os dois leões se somam na batalha contra as hienas e consegue vencer, estando livres para reinar em paz em meio à savana.

Caso é que Bolsonaro apagou o vídeo algumas horas depois dele ser twittado. Isso foi visto por toda a oposição como um recuo. Mas é justamente isso que é preciso refletir, pois tem sido recorrente esse movimento de postagens de Bolsonaro que são apagadas algumas horas depois, mas que ficam no ar tempo o bastante para serem reproduzidas incessantemente nas redes sociais, seja pela sua base de apoio ou pela esquerda ridicularizando.

Recentemente Donald Trump usou o termo dog whistle [apito de cachorro] para se referir aos seus tweets. O dog whistle pode soar alto e agudo para alguns, enquanto para outros é imperceptível, meio sem sentido.

Aqui cabe analisar se Bolsonaro não está usando a mesma estratégia de Trump nas redes sociais. Se comunica com alguns, passa uma mensagem forte e penetrante, ao mesmo tempo que é visto como louco e bobo por outros. "Gente boba costuma não oferecer risco", é a primeira conclusão lógica. "Gente que faz uma publicação e pouco tempo depois apaga, recuou ou se arrependeu", a segunda conclusão lógica.

O impacto entre os reacionários

O mais curioso é observar o impactado que o vídeo teve ontem. É verdade que não só as oposições de esquerda a Bolsonaro, mas também as de direita, quase que imediatamente ridicularizaram a publicação, e ridicularizaram ainda mais quando ela foi apagada. Contudo, também é verdade que o vídeo em que Bolsonaro aparece como heroico lutando contra tudo e contra todos, foi bem recebido por grande parte de sua base e teve efeito imediato. Basta entrar no twitter de algum figurão da extrema-direita que tenha ridicularizado o vídeo para observar a reação dos bolsonaristas.

Aqui Joice Hesselmann faz um questionamento e é respondida de forma bastante agressiva e de acordo com a linha transmitida pela publicação de Bolsonaro, de que "já basta o PT e a Globo para fazer oposição ao capitão"

O verdadeiro pesadelo de Bolsonaro

Também é importante, e provavelmente o mais importante, observar que Bolsonaro cita o Chile e o Equador em sua publicação, revelando onde reside o seu verdadeiro medo: na luta de classes.

Recentemente as mobilizações no Equador e no Chile vem pondo fortes limites à direita e extrema-direita na América Latina. Isso, sim, deve estar tirando o sono de todo o clã bolsonaro: o medo de que a luta de classes retorne ao Brasil e coloque em xeque seu projeto de descarregar a crise sobre as costas dos trabalhadores, da juventude e dos oprimidos.

PODE INTERESSAR: Erupção de revolta dos jovens e trabalhadores no Chile: nova ameaça a Bolsonaro na América Latina




Tópicos relacionados

Governo Bolsonaro   /    Tv Globo   /    Jair Bolsonaro   /    Donald Trump   /    STF   /    PT   /    Opinião

Comentários

Comentar