×

#MRTnoPSOL | Metroviários de São Paulo apoiam a campanha #MRTnoPSOL

domingo 9 de agosto de 2015 | 20:02

Conheça a Campanha #MRT no PSOL

O Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) decidiu, no seu I Congresso, pela entrada como uma tendência do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Contudo, em decisão inédita, a Executiva Nacional do PSOL, que nunca negou a entrada de nenhum grupo de esquerda, negou a entrada imediata do MRT, sob a justificativa de que iriam realizar debates programáticos e que apenas poderia voltar a discutir essa possibilidade em abril do ano que vem.

Desde então, centenas de trabalhadores, intelectuais, militantes de esquerda, inclusive fundadores do PSOL vêm expressando seu apoio e aderindo à campanha de entrada do MRT no PSOL.

Manutenção do Metrô

Na manutenção do Metrô diversos trabalhadores aderiram à campanha apoiando com fotos a entrada do MRT no PSOL. Entrevistado pelo Esquerda Diário, França, trabalhador da manutenção do Metrô e militante do MRT explica: "A construção de uma alternativa à esquerda tem que estar profundamente enraizada no movimento operário, não somente no Metrô, mas também em outras categorias. O PSOL hoje possui pouco trabalho no movimento operário, não basta toda a projeção que o partido ganhou com figuras como Luciana Genro, é necessário que se esteja nos locais de trabalho, lutando cotidianamente entre os trabalhadores pela unidade da classe trabalhadora."

Nas estações e no tráfego

"Nós decidimos entrar no PSOL porque vemos que diante da crise econômica e política do país, num cenário de crescente polarização nacional, é necessário construir uma alternativa que fortaleça a luta dos trabalhadores independente dos governos, empresas e burocracia sindical" afirma Felipe Guarnieri, metroviário e delegado sindical da Estação Santa Cruz. "Ouço cotidianamente no meu local de trabalho todos cansados da corrupção que envolve PT, PSDB, PMDB, DEM, e por aí vai... indignados com os cortes que o governo está fazendo, como o da previdência social. Isso não pode nos levar a descrença com a política. É possível fazermos uma política diferente e o MRT quer ser parte dessa construção" complementa.

Confira as fotos e os depoimentos

"Sou metroviária e apoio a entrada do MRT no PSOL, principalmente frente a crise e a crise do PT e da ausência dos partidos de esquerda. É muito positivo ter uma alternativa revolucionária que de fato esta presente na base, dialogando com os trabalhadores em várias categorias como na USP, no Metrô, Correios, suprindo várias vezes um buraco deixado pelos sindicatos, e se constituindo mesmo numa verdadeira alternativa longe da conversa da mídia de "ou PT ou PSDB" que para os trabalhadores nada mais é que escolher o carrasco. Resumindo, acho que a entrada do MRT num partido mais conhecido nacionalmente e mais amplo como o PSOL, não só permite que trabalhadores de outros Estados e categorias venham a conhecer essa alternativa como favorece o dialogo não só dentro do partido mas na esquerda, e quem ganha com isso somos nos mulheres, negros, LGBTs e todos os trabalhadores que estão pagando pela crise."
Juliana Clemente, OTM 1, Estação Santa Cruz.

"Muita gente não entendeu a recusa do PSOL em aceitar a entrada do MRT. Um partido cujo programa se mostra comprometido com as causas sociais, com o fim da exploração e opressão, com uma distribuição mais justa e igualitária das riquezas e, principalmente, que apresenta em seu núcleo a ideia de um espaço socialista e democrático de expressão, não pode fechar suas portas assim. O MRT defende os trabalhadores contra os governos e os patrões, por que o PSOL que defende a liberdade de tendências não pode aceitar esse movimento?".
Tânia Paula, OTM 2, Estação Santa Cruz.

"Em tempos de crise, quem sempre paga a conta é a classe dos trabalhadores, tendo aumento do custo de vida, retirada dos seus benefícios e arrocho nos salários. O trabalhador está a mercê dos desmandos do governo federal e da ditadura velada do governo estatal. Temos que unir nossas forças contra esses ataques. O MRT tem estado em movimentos sindicais, passeatas e greves da classe trabalhadora. Lutam contra qualquer tipo de discriminação com os menos favorecidos. E seus interesses vão de encontro aos do PSOL. Como tendências claras de socialização. Que todos sejam beneficiados e não apenas uma pequena minoria. # MRT NO PSOL - EU APOIO".
Eliana Silva, OTM 2, Estação Jabaquara.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias