Política

OPERAÇÃO ZELOTES

Jucá é denunciado na Operação Zelotes

segunda-feira 21 de agosto| Edição do dia

A Procuradoria Geral da União acaba de denunciar Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no senado, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O inquérito tem relatoria do ministro Ricardo Lewandowski e tramita em sigilo.

Jucá, junto com os deputados Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Jorge Côrte Real (PTB-PE), é investigado pela Operação Zelotes por suposto favorecimento ao Grupo Gerdau, com a Medida Provisória 627, de 2013, que beneficiava a siderúrgica, pois mudava as regras de tributação dos lucros de empresas no exterior. Jucá, então relator da MP, juntamente com os deputados que teriam apresentado emendas que beneficiariam o grupo. De acordo com trocas de e-mails, as alterações no texto da MP teriam sido sugeridas pela própria Gerdau.

Jucá se tornou alvo de duas investigações na Zelotes e foi denunciado pela PGR em uma delas. Os inquéritos começaram a tramitar no ano passado, por autorização de Lewandowski. A denúncia oferecida pela PGR tem como base o resultado da investigação.

O senador também é investigado pela Lava-Jato e é um dos nomes citados nas delações da Odebrecht. O advogado do senador acusa Rodrigo Janot, atual procurador-geral, de querer mostrar resultados. "Tendo a acreditar que isso faz parte da sessão de flechas finais do Janot", criticou o advogado.




Tópicos relacionados

Corrupção   /    Política

Comentários

Comentar