×

Crise climática | Irracionalidade capitalista gerou o mês de setembro mais quente da história

Segundo dados divulgados pelo Serviço de Mudanças Climáticas do observatório europeu Copernicus, setembro ficou 0,93ºC acima da média do previsto para o período, sendo o mês de setembro mais quente já registrado na história. O observatório europeu já vinha registrando outros recordes e alertando sobre 2023 ser o ano mais quente.

sexta-feira 6 de outubro de 2023 | Edição do dia

De janeiro até setembro, a temperatura média mundial ficou 1,4°C superior à média pré-industrial (anos 1850-1900). A temperatura média de setembro ficou 0,5ºC acima do recorde anterior, que foi em 2020.

A média de 2023, que já é de cerca de 0,05°C mais elevada em comparação a 2016, pode aumentar ainda mais nos três últimos meses do ano, levando em consideração a atividade do fenômeno meteorológico El Niño, que aquece as águas do Pacífico. Os cientistas afirmam que as alterações climáticas, combinadas com o El Niño, que neste ano está mais forte, colaboraram para as temperaturas recordes recentes.

As temperaturas no verão no Hemisfério Norte foram as mais elevadas já registradas, com temperatura média mundial de 16,77°C. O resultado ficou 0,66°C acima da média no período 1991-2020, que também registrou um aumento das temperaturas médias do planeta devido à mudança climática provocada pela atividade humana.

A Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) alertou que quatro continentes – África, Ásia, América do Norte e América do Sul – tiveram os agostos mais quentes, enquanto a Europa e a Oceania registraram o segundo agosto mais quente. Agosto de 2023 também foi o mais quente na região do Ártico.

Esses acontecimentos que impactam todo o país, são diretamente ligados ao modo de produção capitalista, que com sua lógica predatória destruiu o meio ambiente e segue aprofundando o aquecimento global. Por isso, para lutarmos contra a crise climática, é preciso lutar contra este sistema que destrói o planeta com a sede de lucro de um punhado de exploradores parasitas.

Somente a aliança dos trabalhadores e de todos os oprimidos pode possibilitar a construção de uma alternativa, mobilizando aqueles trabalhadores e trabalhadoras que ocupam posições centrais na produção para acabar com um sistema que ataca suas condições de vida e seu meio ambiente, em todo o mundo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias