Grupos de combate serão enviados para Bulgária, Hungria, Romênia e Eslováquia.
Redação
Mais uma quantia bilionária que vai ser captada sob tutela dos EUA
Este artigo foi publicado originalmente em 2 de janeiro de 2019 na Monthly Review. Publicamos sua tradução como forma de contribuição ao debate aberto para compreender a atual guerra na Ucrânia e suas consequências.
Stansfield Smith
É urgente lutar pela redução imediata dos preços e por uma Petrobras 100% estatal, sob gestão operária e controle popular
Cássia Silva
Nota do tradutor: Michael Roberts, economista marxista radicado em Londres, publicou esse artigo no dia 27 de fevereiro, alguns dias após a ofensiva militar russa em território ucraniano. Algumas considerações colocadas como hipótese já se efetivaram, como o congelamento das reservas russas no (...)
Michael Roberts
[Desde Paris] Não há país do mundo onde a invasão da Ucrânia pela Rússia tenha tido mais repercussões imediatas que a Alemanha. No entanto, a mudança histórica no gasto militar está ainda no início e se choca, no momento, ao imperativo de preservar a paz social. Um equilíbrio frágil que não poderá se (...)
Juan Chingo
O projeto é absolutamente insuficiente e continua beneficiando os acionistas imperialistas
A UE enviará até 1 bilhão de euros em armas para a Ucrânia e aumentará o orçamento conjunto de defesa. A reunião dos 27 membros da UE busca também resolver a dependência energética em relação à Rússia.
Renato Shakur
A guerra na Ucrânia está produzindo efeitos em todo o mundo. Neste episódio do Podcast Espectro do Comunismo, em parceria com o programa Brasil não é para amadores, Diana Assunção e Danilo Paris analisam os seus impactos políticos e econômicos no Brasil. Além desse tema, examinam o 8 de março, dia (...)
No contexto da agressão russa sobre a Ucrânia, a imprensa e os líderes ocidentais procuram relativizar o perigo colocado pela existência de uma extrema direita organizada e armada no país. Quem é ela, e em que ela representa uma ameaça para a classe (...)
Philippe Alcoy
Inditex despede 9 mil empregados. Ikea outros 12 mil. McDonald’s vai embora e deixa 62 mil. PepsiCo soma 60 mil. Já são mais de 300 as empresas que decidem sair ou restringir atividades.
A manifestação pela paz deste sábado em Roma mostrou o forte rechaço à guerra. Apesar das ilusões pacifistas das organizações sobre o papel “democrático” da Itália, da UE e da ONU, mostrou uma forte mensagem antimilitarista.
Nessa atualização do Panorama da Ucrânia, André Barbieri discute as implicações da guerra na Ucrânia sobre a economia mundial, e como esse impacto pode colocar em risco o que os governos capitalistas chamam de "paz social".
Amanhã, 17h no Museu Nacional!
Luiza EineckPão e Rosas DF
Desde o início da Guerra na Ucrânia, o Esquerda Diário vem cobrindo e analisando diariamente os acontecimentos desse conflito, formulando diversas análises políticas a nível internacional. Nesse sentido, este dossiê tem como objetivo oferecer aos seus leitores uma seleção de materiais para ajudar no (...)
Diante do rearmamento imperialista em países como a Alemanha, reproduzimos aqui artigo de Wilhelm Liebknecht, de 1887, traduzido diretamente do alemão.
Wilhelm Liebknecht
A coalizão britânica Stop The War, foi formada em 2001, e teve um papel importante nas marchas contra o início da guerra no Iraque em 2003, agora eles estão chamando uma mobilização neste domingo sob as consignas: "Sem guerra na Ucrânia''. Fora as tropas russas. Não a expansão da (...)
La Izquierda Diario - Argentina
Neste episódio do Espectro do Comunismo, André Barbieri e Simone Ishibashi atualizam a situação da Guerra na Ucrânia, e discutem a importância do rechaço ao rearmamento imperialista da Alemanha e das potências ocidentais, assim como a questão da resistência (...)
Em Berlin, aproximadamente 500.000 pessoas se reuniram no último dia 27, e dezenas de milhares em Colónia, Praga, Amsterdã e Copenhague. Na França também ocorreram mobilizações, porém em proporções muito menores. Na Rússia as manifestações seguem ocorrendo, e a contagem de presos políticos já passa de 7K (...)
Neste episódio do Podcast Espectro do Comunismo, André Barbieri, doutorando em Ciências Sociais na UFRN e debatedor do Podcast, e Philippe Alcoy, editor do Révolution Permanente, portal francês que é parte da rede internacional do Esquerda Diário, ajudam a compreender o conflito na Ucrânia, desde suas (...)