Através de um “remanejamento” orçamentário aprovado às pressas no fim do ano passado, o governo Bolsonaro garantiu a entrega de mais de R $3 bilhões para o pagamento de dívidas com organismos imperialistas.
Redação
Pedro Pequini
Nesta sexta-feira (17), o governo concedeu, em leilão com baixa concorrência, duas jazidas do pré-sal para a exploração e produção de petróleo por R$11 bilhões.
A questão do lugar que a China ocupa na ordem internacional é central para caracterizar para onde o sistema capitalista mundial está se dirigindo e tem sido objeto de amplo debate devido à sua complexidade.
Lorenzo Lodi
Governo "progressista" de Scholz prevê reformas tímidas, ao passo que segue ataques neoliberais de Merkel
Ataque promovido pelo Estado sionista nesta quarta-feira (24) já é o quarto somente em novembro. Relatos são de que mortos eram civis.
Touro é um escárnio perverso da burguesia contra 19 mi vivendo em situação de fome
A sede de lucros dos imperialistas só cresce. O valor do barril de petróleo no mundo é o maior desde 2014.
Durante semanas, a plataforma do Arquipélago apelou a esta mobilização para este 15 de novembro, o que gerou ampla cobertura midiática, bem como o apoio da oposição de direita. No entanto o governo Díaz-Canel, com uma política de repressão e intimidação, depois de declarar sua ilegalidade, atingiu seu (...)
Milton D’LeónPablo Oprinari
Foram cerca de 100 mil operários em greve simultânea nos EUA no último mês, o que ficou conhecido como Striketober - outubro de greves. A recomposição do movimento operário, a ação da burocracia e do Partido Democrata para desviar essa luta, são alguns dos temas debatidos por Caio Reis e Marie Castañeda (...)
Na véspera da cúpula do G-20, Paris ameaçou Londres com "retaliação" se o governo britânico não emitisse as licenças para os pescadores franceses que essa vinha reivindicando há nove meses.
Juan Chingo
A atual política de preços da Petrobras completou cinco anos neste mês de outubro. Segundo o Observatório Social da Petrobras (OSP), justamente neste mês, o valor real da gasolina, descontada a inflação, atingiu patamar recorde. O observatório é mantido pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), (...)
O novo filme baseado no épico de Frank Herbert está cheio de imagens anti-imperialistas, mas não passa de uma versão hollywoodiana da luta de resistência colonial.
Nathaniel Flakin Lily Cichnowicz
Greve protesta contra diversas mazelas socioeconômicas e políticas que assolam o país
Massacre que matou mais de meio milhão de indonésios foi impulsionado por propagandistas britânicos.
Essa é uma das empresas de máquinas agrícolas mais importantes do mundo. Milhares de trabalhadores entram em greve, parte da onda de lutas dos trabalhadores no imperialismo norte-americano que já conta com outras inúmeras mobilizações operárias pelo (...)
Caio Rosa
Apresentamos o editorial de Robert Reich, ex-Secretário do Trabalho dos Estados Unidos, professor da Universidade da Califórnia, no The Guardian. Reich não é um esquerdista, mas sua análise das greves nos Estados Unidos pode ser do interesse de nossa (...)
Robert Reich
O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14) publica decreto presidencial que autoriza o ingresso e a permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos da América no território nacional para participar de exercício conjunto com o Exército (...)
Esta nota foi originalmente publicada no La Izquierda Diário argentino.
Facundo Aguirre
Rumo à Greve Global pelo Clima, vivemos um momento de profunda crise climática e ambiental, é mais claro do que nunca que o capitalismo e seus governos são incompatíveis com o planeta. Com a intervenção imperialista de Biden e das grandes empresas no meio ambiente, se reafirma que o capitalismo (...)
Luiza EineckMiguel Gonçalves
Trataremos no seguinte artigo mais detidamente sobre estes elementos em relação ao Agronegócio, principal fortaleza de classe do projeto bolsonarista que enfrenta turbulências.
João Salles
No final de 2001, depois que os EUA invadiram o Afeganistão, uma capa da revista “Time” declarou com orgulho: “Os últimos dias do Talibã”. Quase 20 anos depois, artigos na mídia convencional estão dissecando o que poderia ser chamado de “Os últimos dias dos EUA”. Depois de quase 20 anos, a guerra mais (...)
Maryam Alaniz
O imperialismo dos EUA é responsável pelas condições que as mulheres enfrentam hoje no Afeganistão e em outros países semelhantes em todo o mundo. O feminismo liberal, com sua confiança no estado capitalista imperialista, nunca irá libertar a classe trabalhadora e as mulheres (...)
Madeleine FreemanSou Mi