Teoria

JOÃO PESSOA

Esquerda Diário participa do VIII Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX) no campus de João Pessoa da UFPB

Entre os dias 09 e 11 de novembro o Esquerda Diário participará do VIII Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX), que em sua oitava edição terá como temática “Marxismo e Luta de Classes no Brasil” e será sediado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus João Pessoa.

quarta-feira 9 de novembro| Edição do dia

O EPMARX que e o principal evento dos grupos de pesquisa marxistas do nordeste do pais foi criado em 2008 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPMARX), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de intercambiar estudos e pesquisas vinculados à tradição marxista. Nessa edição se propõe debater a Luta de Classes no Brasil tendo em vista a crise do capital e as fortes políticas de austeridades dirigidas aos trabalhadores, considerando-se entender o capitalismo brasileiro em sua transformação para possibilidade de luta ante a atual conjuntura de golpe institucional.

Dentre os membros que fazem parte do Staff da Rede Internacional de Jornais Esquerda Diário, destaca-se a presença de Diana Assunção da Universidade de São Paulo (USP), fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas, dirigente do Sindicato de Trabalhadores da Universidade de São Paulo (SINTUSP) e do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT), que participará da mesa temática de abertura intitulada “Marxismo e Luta de Classes no Brasil” na quarta-feira 09 de novembro .ás 19 horas no Auditório 411 do CCHLA. Além disso, contaremos com a participação de Iuri Tonelo, sociólogo e doutorando em Sociologia da Unicamp, que coordenará o minicurso intitulado “A crise econômica internacional e a situação política na América Latina” na quinta-feira 10 de novembro ás 08 horas na sala CCHLA 512.

Também participaram Membros do Esquerda Diário Nordeste em diferentes atividades, como Gonzalo A. Rojas, professor de ciência política na UFCG e líder do Praxis. Grupo de Estudos sobre Estado e Luta de Classes na América Latina e Romero Venancio, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), quem ofertará o minicurso de eixo temático “Poesia e marxismo em P. Pasolini: estudo do poema “as cinzas de Gramsci”.

Também do Esquerda Diário Nordeste, haverá a participação dos integrantes do Praxis (Grupo de Estudos sobre Estado e Luta de Classes na América Latina), quais sejam: Janaina Freire dos Santos, doutoranda pela UCFG, que coordenará o Grupo de Trabalho intitulado “Estado e Luta de Classes no Brasil” e também ofertará o minicurso sobre “A problemática agrária e indígena na América Latina sob o prisma de J. C. Mariátegui “ juntamente com Danilla Aguiar, doutorando pela UFCG; Nivalter Aires, mestrando pela UFCG que coordenará o Grupo de Trabalho sobre Estado e Luta de Classes no Brasil, além de apresentar o minicurso “Desenvolvimento Desigual e Combinado no Capitalismo dos Sertões Nordestinos” com José Ferreira Júnior; Além das participações de Pablo Thiago C. de Moura e Eduardo Cotia como coordenadores do Grupo de Trabalho sobre Estado e Luta de Classes no Brasil e de Shimenny Wanderley que apresentará o trabalho sobre sindicalismo de base da argentina no Kirchnerismo e seus desafios frene ao governo de Macri. Pela vez Rennata Muniz apresentará um trabalho sobre a conjuntura política na Venezuela. Para ver a programação completa do VII EPMARX

Depois do sucesso das atividades em Campina Grande na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) de terça-feira 08 de novembro.

Esta atividade a que se propôs o Esquerda Diário em um evento tão importante para os estudos e pesquisas marxistas, tem como objetivo fortalecer suas atividades de propaganda, numa oportunidade ímpar com a presença de Diana Assunção e Iuri Tonelo e a movimentação de vários dos que construímos Esquerda Diário no Nordeste. Além disto é uma oportunidade de intercambiar ideias e discussões que permeiam à tradição marxista, também se mostra como uma forma de dar visibilidade à proposta do Jornal, ainda em tempos de conjuntura do golpe com as políticas de austeridade que atingem diretamente a classe trabalhadora para uma intervenção estratégica na luta de classes.




Tópicos relacionados

Marxismo   /    Teoria

Comentários

Comentar