Juventude

OCUPAÇÕES

E.E. Diadema foi ocupada contra a PEC 55 na noite de ontem

quinta-feira 10 de novembro| Edição do dia

A Escola Estadual Diadema, conhecida como Cefam, é a primeira a ser ocupada contra a PEC 55 (antiga 241) e a reforma do Ensino Médio, na cidade. Na noite de quarta-feira (09) a ocupação aconteceu exatamente um ano após as ocupações do ano passado.

Apesar da ocupação as aulas nos três períodos continuam ocorrendo. O objetivo dos estudantes é informar outros alunos sobre a PEC. Rafaela Boani de 17 anos diz que "muitos alunos não sabem do que se trata o congelamento nos gastos públicos e a reforma nas escolas".

A PEC aprovada no segundo turno pela Câmara dos Deputados, no dia 26 de outubro, com 359 votos a favor e 116 contras, tem como objetivo congelar os gastos públicos federais por até 20 anos, incluindo a saúde e a educação.

Já a Reforma do Ensino Médio foi apresentada como Medida Provisória, pelo golpista Michel Temer (PMDB). A proposta visa aumenta a carga horária de 800 para 1.400 horas anuais, além da retirada de matérias como Artes, Educação Física, Sociologia e Filosofia.

"O aumento da carga horária prejudica o aluno que necessita trabalhar para ajudar em casa. A reforma não foi discutida e vai prejudicar os alunos. Eu luto pela minha escola e não é só por mim, eu luto por todos os estudantes, mesmo com a direção da escola sendo contra a gente. Nós só estamos aqui hoje porque a ocupação barrou o fechamento do Ensino Médio da escola”, relata Rafaela.

A primeira reunião entre os alunos irá acontecer as 10h40, nesta quinta-feira. E será repetida em todos os períodos letivos.




Tópicos relacionados

Ocupações   /    Juventude

Comentários

Comentar