POLÍTICA XENÓFOBA

Criança de 8 anos separada dos pais por política de Trump está sozinha e sem falar português

Política anti-imigratória de Trump continua barbarizando vida de crianças filhas de imigrantes ilegais: menino brasileiro de 8 anos está em abrigo isolado e sem falar português.

Cássia Silva

estudante de Ciências Sociais na Unicamp e militante da Faísca

quarta-feira 18 de julho| Edição do dia

Separado dos pais que tentaram entrar nos EUA e foram considerados imigrantes ilegais pelo governo do país, um garotinho de 8 anos é a única criança brasileira que vive sozinha em um abrigo, sem trocar uma palavra em português.

Sem interagir com qualquer brasileiro, esse garoto não está sozinho nas estatísticas quando se trata de separação de pais e crianças imigrantes pelo governo xenófobo estadunidense. O mais recente dado do Ministério das Relações Exteriores mostra que ainda existem mais 40 crianças e adolescentes brasileiros que estão separados dos pais nos EUA.

No entanto, não devemos nos enganar, até porque em maio e junho deste ano de 2018, mais de 2000 foram enviadas para abrigos e separadas de seus pais na tentativa de cruzar a fronteira estadunidense, numa nítida política xenófoba e racista do presidente Trump.

Rechaçado à nível mundial pela política de enjaular crianças e separá-las de seus pais, Trump deu declarações pública de que “um país sem fronteiras não é um país de verdade”, e também que "os EUA não serão um campo de imigrantes, e não serão um local de recepção para refugiados". Isso sem contar a promessa de sua campanha que dizia construir um muro para barrar a entrada pelo México.

O imperialismo norte-americano mostra sua face mais cruel com tal política antiimigratória, pois ao mesmo tempo que explora a classe trabalhadora, principalmente imigrante, os colocando nas piores condições de trabalho usufruindo da sua ilegalidade, também persegue e ataca crianças, sedando com medicamentos e as mantendo em abrigos sem contato com familiares.




Tópicos relacionados

Xenofobia   /    Donald Trump   /    Imigração   /    Racismo

Comentários

Comentar