Educação

UFCG

Conjunto de entidades da UFCG lança declaração sobre a situação na universidade

sábado 21 de março| Edição do dia

Com data de 20 de março de 2020, as diretorias da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG), da Associação dos Docentes Universitários de Cajazeiras (ADUC), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande – Patos (ADUFCG-P), o Sindicato dos Servidores Técnico- administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (SINTESUF/UFCG) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) divulgaram uma nota posicionando-se sobre a suspensão das aulas e a portaria 28 da reitoria da universidade e o comunicado institucional da Pró reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC).

As entidades, em primeiro lugar, criticaram a forma antidemocrática em que as decisões estão sendo tomadas na universidade.

Em relação ao comunicado da PRAC criticam a interrupção de auxílios aos estudantes, tais como restaurante universitário e residência universitária, bem como pagamento proporcional de transporte e alimentação no mês de março, ignorando a situação dos estudantes.

Da mesma forma, exigiu-se que os trabalhadores terceirizados sejam licenciados recebendo salário integral.

Em relação aos servidores técnico-administrativos não fica claro como se dará o abono de faltas dos servidores.

Ao mesmo tempo em que se critica a insensibilidade da UFCG se reafirma o compromisso de defender os direitos do conjunto da comunidade acadêmica: professores, estudantes, servidores técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados frente a atitudes antidemocráticas.

Em relação à crise sanitária com o COVID-19, critica a forma burocrática de condução da UFCG, seja por meio de portarias ou atos administrativos com efeitos meramente paliativos.

Destacamos a importância de manter a iniciativa política na Universidade e apresentar um conjunto de exigência às autoridades com independência política do Estado, dos governos e os patrões.




Tópicos relacionados

Coronavírus   /    Campina Grande   /    Universidades Federais   /    Professores Federais   /    Educação

Comentários

Comentar