VALE TUDO ELEITORAL

Aliança com golpistas e bolsonaristas: PT irá se coligar com PSL em pelo menos 6 cidades

O vale tudo eleitoral parece não ter limites para o PT. Em pelo menos 6 municípios do país esse partido sairá coligado com o PSL para as eleições municipais de novembro.

sexta-feira 18 de setembro| Edição do dia

A coligação até o momento se dá nas cidades de Belford Roxo (RJ), Francisco Morato (SP), Ilha Solteira (SP), Palmeira dos Índios (AL), São Cristóvão (SE) e Trindade (PE).

As atas em que constam as alianças foram disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas o número de alianças entre os dois partidos pode ser maior, dado que em muitos lugares ambos os partidos ainda estão em processo de convenção de decisões internas.

Segundo o regime eleitoral do PT, aprovado em maio deste ano em convenção partidária, em cidades com menos de 20 mil eleitores, a decisão referente às coligações fica a cargo do diretório municipal. De 20 mil a 100 mil eleitores, as decisões precisam passar pelo diretório estadual. Acima de 100 mil eleitores, cabe ao diretório nacional a deliberação.

Isso na prática significa que o PT está disposto a conformar alianças com a extrema direita em cidades menores, enquanto nas grandes cidades ele sai sozinho ou coligado com partidos de centro-esquerda e centro-direita. Uma prática que busca se pintar de oposição ao governo nas grandes capitais, enquanto nos interiores do país parte para o vale tudo eleitoral coligando-se até com bolsonaristas.

A tradição do PT de coligações espúrias com a direita em nome de resultados eleitorais vem de longe, mas nestas eleições dá um salto em seu oportunismo se coligando até com o antigo partido de Bolsonaro.

PODE INTERESSAR: As eleições em meio ao governo Bolsonaro e as tarefas da esquerda




Tópicos relacionados

bolsonarismo   /    Joice Hasselmann   /    PSL   /    PT   /    Lula

Comentários

Comentar