Internacional

DIREITO AO ABORTO

AO VIVO | Dia histórico de mobilização na Argentina pelo direito ao aborto

A maré verde pela legalização do aborto volta às ruas argentinas nessa quarta-feira, 8. A sessão do Senado que pautará o projeto de lei aprovado na Câmara de Deputados terá início às 9h30. Acompanhe a cobertura do Esquerda Diário da mobilização na Argentina e em outros países, assim como no Brasil, pelo direito ao aborto.

quarta-feira 8 de agosto| Edição do dia

Atualizado às 10:47h

Nesse dia 8 de agosto será votado no Senado argentino lei que permite a interrupção voluntária da gravidez. O horário do início da discussão foi adiantado para às 9h30. Quando pautado na Câmara de Deputados, em 13 de junho, o debate se estendeu até a madrugada.

Acompanhe: Desde a madrugada milhares de argentinas fazem vigília pelo direito ao aborto

O cenário da votação não é fácil. A rejeição ao projeto cresceu no Senado, com a Igreja apoiada economicamente pelo Estado reforçando sua pressão sobre o poder legislativo. Seus fiéis servidores no Senado, no entanto, já se articulam para garantir os votos pró-abortos clandestinos e contra a vida das mulheres.

A previsão é de 37 votos contra, 31 a favor, 1 abstenção e 1 ausência, com votos inclusive de kirchneristas ao lado da Igreja. Veja os votos

Veja também: Eles traem uns aos outros, nós estamos organizadas

Começou a sessão na Câmara Alta do Senado, que discutirá e votará sobre o dereito ao aborto. Nas portas do Congresso, as e os manifestantes começam a chegar.

Porém, o tsunami de mulheres, ao lado de companheiros homens, que esverdeou as ruas argentinas com seus “pañuelos”, promete uma mobilização ainda mais impressionante da que foi na votação da Câmara de Deputados. Internacionalmente, mais de 70 manifestações ocorrerão em todo mundo, uma impressionante força mundial para que na Argentina se arranque o direito ao aborto e que possa contaminar o mundo, incendiar as lutas contra os ataques capitalistas nesses países.

Maíra Machado, do Pão e Rosas Brasil, que é pré-candidata a deputada estadual do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) está na Argentina acompanhando a luta pela aprovação no Senado. Veja abaixo:

Veja o que disse Nathalia Seligra, deputada nacional pelo Partido dos Trabalhadores Socialistas (PTS, organização irmã do MRT na Argentina) sobre a luta pela legalização do aborto na Argentina:

Veja também: As mulheres argentinas são um grande exemplo da força do movimento internacional de mulheres

Chile, Costa Rica, Brasil, Japão, Africa do Sul, Austrália, Irlanda são alguns dos países onde haverá manifestações neste dia 8 de agosto pelo direito ao aborto livre, legal, seguro e gratuito.

Confira a cobertura do Esquerda Diário nesse dia, que não só aponta um marco na história de mobilizações de mulheres na Argentina mas também uma grande maré verde de luta e mobilização que transcende as fronteiras como porta-voz dos direitos das mulheres a nível internacional.

INTERNACIONALISMO: Apoio internacional ao aborto legal na Argentina começa com pañuelazo na Espanha

Campanha pela legalização do aborto no Brasil

Pão e Rosas luta em diversas cidades para trazer a maré verde pela legalização do aborto ao Brasil




Tópicos relacionados

Legalização do Aborto   /    Aborto   /    Direito ao aborto   /    Internacional

Comentários

Comentar