×

"Terá tudo o que for necessário" | A colaboração de Lula fortalece Tarcísio em seu plano de ataques e privatizações

Durante evento no Porto de Santos, Lula saudou a “parceria” com o governador de São Paulo, avalizando seu plano de ataques e privatizações, mostrando mais uma vez que a conciliação fortalece a extrema direita. A construção do túnel Santos-Guarujá junto a empresas privadas vem acompanhada de outros investimentos do novo PAC no estado, com privatizações da Sabesp, do Metrô e dos trens. Enquanto isso, as principais centrais sindicais do país, ligadas ao petismo, vem deixando os trabalhadores de SP sem um verdadeiro plano de luta para resistir a esses ataques.

Calvin de OliveiraEstudante de Geografia da UFF - Niterói

sexta-feira 2 de fevereiro | Edição do dia

Essa não é a primeira vez que Lula dá acenos ao governador do estado de São Paulo. Durante 2023, incluiu seu partido no Ministério de Portos e Aeroportos, sabendo claro dos planos de Tarcísio de avançar nas privatizações do Porto de Santos. Além disso, o novo PAC anunciado, conta com uma gama de investimentos privados e com os planos de privatizações do governo de São Paulo.

Saiba mais: Governo Lula comprime despesas sociais e despeja bilhões aos empresários

Os sorrisos, as piadas, os gritos de “Volta pro PT, Tarcísio!” e claro a política do governo federal, deixam claro: Tarcísio e sua política privatista estão com um aliado na presidência. Enquanto isso as consequências já se vêem, com demissões e terceirizações no metrô, como foram os pintores recentemente. As advertências e demissões políticas de metroviários em resposta à última greve realizada na categoria. Além das falhas fruto do sucateamento do serviço, como o ocorrido ontem na Linha 3 do Metrô de SP e também nas falhas de energia produzidas pela precária infraestrutura da ENEL. Isso tudo ocorre enquanto Tarcísio aumenta a passagem e destina verbas amplamente superiores às linhas privatizadas do que para linhas estatais.

Marília, diretora do Sindicato de Metroviários de São Paulo, denunciou a falha de ontem(1) no Metrô de São Paulo e exigiu um posicionamento das centrais sindicais por uma paralisação contra as privatizações de Tarcísio:

Além das empresas de serviços públicos que afetam toda a população, o governo do estado também deixa milhares de professores da categoria O salário.

A política do PAC e do novo plano industrial de Lula, tem como cerne um favorecimento da iniciativa privada e dos capitalistas e não afeta somente o estado de São Paulo. Embora, seja um símbolo a parceria anunciada, comemorada por editorial da Globo. A política de conciliação de classes levada à frente pelo governo de Frente Ampla favorece os grandes capitalistas em detrimentos dos trabalhadores e de cada setor oprimido da população. Dessa forma, fortalece as alternativas de direita e extrema-direita no país e aprofunda a precarização.

Leia também: Por uma alternativa de independência de classe nas eleições de São Paulo

Nessas eleições, até suas candidaturas incluem um fortalecimento da direita. Como por exemplo, na Prefeitura de São Paulo, com a candidatura de Boulos incluindo Marta Suplicy que até “ontem” estava no governo de Ricardo Nunes(PSDB). Para as eleições cariocas, as negociações envolvem claro Eduardo Paes, o prefeito das remoções e da privatização na saúde(com as chamadas OS’s). Essa política conta com um claro apoio das direções sindicais e estudantis dirigidas pelo petismo.

Um exemplo de um outro tipo de política vem sendo levado à frente na Argentina, pela Frente de Esquerda. Com 5 deputados eleitos no Congresso, são porta-vozes do reclamo das ruas contra as políticas de Milei, com presenças nas manifestações e com chamados a organizar-se nas assembleias de bairro e exigências às centrais sindicais do país por uma nova paralisação. São de uma alternativa comunista que luta para favorecer a luta dos trabalhadores e de cada setor oprimido.

Argentina | Em meio a brutal repressão, deputados da frente de esquerda se retiram do congresso e juntam-se a mobilização nas ruas de Buenos Aires




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias