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Acordo nacional
Giro à moderação: esta é a coalizão que dá à Petro a maioria parlamentar na Colômbia
Milton D’León
Caracas

O arco de alianças fabricado por Gustavo Petro no marco do chamado "acordo nacional" lhe permitirá ter uma maioria confortável tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Praticamente o único que ficou de fora é o Centro Democrático, mas entraram em peso os partidos tradicionais, que vão desde o Partido Conservador, o Partido de la U, o Partido Liberal, entre outros, que têm sido a base de coalizões governamentais como as de Uribe, Santos e Duque, juntando-se ao Centro Esperanza, Partido Comunes e outros menores

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Ainda que Petro e o Pacto Histórico não obtiveram nas urnas uma maioria legislativa, as alianças forjadas nas semanas seguintes à sua eleição permitiram contar, ao menos no papel, com apoios suficientes no Senado e na Câmara dos Deputados. No Congresso em que Petro toma posse, terá o apoio de 78 dos 108 senadores, e 136 que podem ir até 140 dos 186 deputados da Câmara.

Assim escrevemos uma vez definidas as eleições presidenciais, Gustavo Petro seria obrigado a criar amplas coligações nas duas câmaras do Congresso para governar fortalecendo alianças com setores mais tradicionais, já que tanto seus senadores quanto deputados não alcançaram uma representação mais forte. No entanto, essas coalizões foram muito além do que era esperado até mesmo por seus próprios eleitores, incorporando partidos que foram a base de coalizões em governos recentes. Em outras palavras, com grande parte do establishment político tradicional.

Nas eleições de março, o Pacto Histórico conquistou 20 assentos no Senado e 28 na Câmara dos Deputados, mas Petro conseguiu ampliar sua base de apoio graças a alianças com os partidos Liberal, Conservador, de la U, Alianza Verde, ASI, Comunes, MAIS, AICO, Colombia Renaciente, Fuerza Ciudadana e Gente en Movimiento. Das 16 cadeiras da Circunscripciones Transitorias Especiales de Paz (Citrep) na Câmara dos Deputados, eleitas pela primeira vez este ano, nove aderiram à aliança de Petro e sete não definiram de que lado ficarão, ao lado de partidos como Cambio Radical, MIRA e Nuevo Liberalismo, entre outros.

As contas a favor da coligação do próximo governo Petro no Senado começam com a base dos 20 parlamentares que obtiveram o Pacto Histórico nas eleições anteriores de março; a eles se juntarão os 15 senadores do Partido Conservador. Ele também terá ao seu lado os 14 assentos dos senadores liberais; da mesma forma, para esta coligação legislativa, devemos contar os 13 assentos do Centro Esperanza e os 10 senadores do Partido de la U, que se completariam com os cinco senadores do Partido Comunes, bem como os dois assentos indígenas da AICO e MAIS.

Na Câmara dos Deputados, a coalizão de governo é construída a partir do Pacto Histórico com seus 28 deputados, e da qual faz parte a maioria dos que obtiveram mais cadeiras na Câmara dos Deputados. Somam-se a isso os 32 representantes do Partido Liberal, que é a força majoritária na Câmara; o Partido Conservador com 24 assentos, o Partido de la U com 16 e a Alianza Verde com 11. Enquanto o Partido Comunes, embora não tenha chegado a um acordo com o governo de Gustavo Petro para fazer parte da coalizão, afirmou que apoia suas políticas, é por isso que seus cinco lugares são contados. A esta conta soma-se uma série de grupos minoritários como Fuerza Ciudadana, com um representante; Coalición de la Esperanza, com dois representantes; dois da Circunscripción Especial Afrocolombiana; e pelo menos 10 dos representantes eleitos pela Circunscripción Especial de Víctimas e outros grupos menores.

Com todas as alianças que Petro acabou de articular, a oposição parlamentar até agora está reduzida ao partido Centro Democrático do uribismo, com uma bancada de 13 senadores e 15 deputados na Câmara e outras pequenas organizações políticas, já que tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados se declara “independente” contra o novo governo, o Partido MIRA, a Colômbia Justa Libres e o Cambio Radical.

Nesta quarta-feira o Senado foi instalado com a eleição de Roy Barrieras como presidente da referida câmara com 92 votos a favor, 11 em branco e 2 nulos, conforme acordado entre os partidos políticos no Congresso. O novo escudeiro de Petro no Senado veio à referida câmara pela primeira vez em 2006 pelo partido Cambio Radical, depois foi para o Partido de la U, onde foi Uribista e depois apoiou o governo de Juan Manuel Santos, permanecendo na oposição ao governo de Duque. Lá ele se aproximou de Petro e foi reeleito pelo Pacto Histórico, já que ele próprio havia sido expulso do Partido de la U. Uma leitura completa das alianças que Petro forjou antes das eleições legislativas de março e que aprofundou quando foi eleito presidente da Colômbia. Na primeira vice-presidência, foi eleito Miguel Ángel Pinto (do Partido Liberal, aliado de Petro) e Honorio Henríquez, do uribista Centro Democrático, que lhe corresponde como primeira oposição, foi segundo vice-presidente.

Enquanto se acaba de fechar este artigo, foi definida a composição da Câmara dos Deputados. Conforme já havia sido anunciado, David Racero, da coligação Pacto Histórico, foi eleito presidente e Jaime Luis Lacouture, ex-magistrado do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), estará na secretaria-geral. Da mesma forma, o Partido Verde e a Liga de Gobernantes Anticorrupción, partido do ex-candidato presidencial Rodolfo Hernández, ocuparão assentos na mesa. O movimento "controverso" foi uma jogada de Lacouture, que, em menos de um dia, passou de magistrado da CNE a secretário-geral da Câmara.

As coalizões parlamentares com os primeiros-ministros anunciados prefiguram o governo de Petro

Em 7 de agosto, Gustavo Petro assume a presidência da Colômbia, concentrando muitas expectativas para amplos setores da população as quais semeiam esperanças. Todo o período eleitoral foi realizado sob o espectro das rebeliões de 2019 e 2021 que confrontaram o Governo de Iván Duque e o regime político. Uma explosão social sem precedentes em um país onde as tensões internas se acumulavam junto com a deterioração acentuada das condições de vida de milhões de pessoas, acelerando um processo que resultou na irrupção do movimento de massas que abalou toda a Colômbia.

A partir de então, o clima político deu uma guinada acentuada e, consequentemente, eleitoral, para o qual buscaram canalizar a explosão social, temerosos de que uma queda abrupta do governo de Iván Duque abrisse uma crise sem precedentes e encorajasse o movimento de massas a avançar mais.

Desde a explosão social, Gustavo Petro foi o mais bem posicionado para capitalizar o mal-estar da revolta e assim se expressou nas urnas, mas para se tornar mais palatável estabeleceu alianças políticas com setores tradicionais, avançando cada vez mais para o centro político. O novo futuro ministro da Educação de Petro já havia afirmado: “Há muito desconforto. Pode ser melhor ter uma explosão controlada com o Petro do que deixar o vulcão engarrafado. O país está pedindo uma mudança”.

Petro chega mais condicionado por todas as suas alianças, mas por sua própria vontade e orientação política do tipo de governo que quer estabelecer, buscando acomodar-se entre os grandes setores econômicos. Tudo isso se reafirma se levarmos em conta o elenco que já foi anunciado para os principais ministérios de seu novo governo, como José Antonio Ocampo, conselheiro da Coalición Centro Esperanza, que atualmente trabalha como professor da Universidade de Columbia. Ele faz parte do mesmo grupo de José Stiglitz, ao qual pertence o recém demitido ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, que soube seguir as receitas do FMI. A nomeação de Ocampo foi amplamente elogiada por grande parte do establishment colombiano, já que vinha de codiretor do Banco de la República e foi ministro no governo de Gaviria e também no de Ernesto Samper.

Para Ministro das Relações Exteriores, lidera Álvaro Leyva, natural do Partido Conservador, que foi Ministro de Minas e Energia da Colômbia entre 1984 e 1985 durante o governo de Belisario Betancourt, e foi um homem de confiança do ex-presidente Juan Manuel Santos nas negociações com as FARC.

Para ministro da Educação, lidera Alejandro Gaviria, ex-reitor da privada Universidad de Los Andes e com boa relação com o Partido Liberal; foi candidato à presidência e participou da consulta interpartidária da Coalición Centro Esperanza, realizada em 13 de março. Foi Chefe de Divisão do Departamento Nacional de Planejamento (DNP) do Governo de Samper, vice-diretor do Fedesarrollo do Governo Pastrana, vice-diretor do DNP junto ao Governo de Uribe e ministro do Governo de Santos.

Para o Ministério da Agricultura, ele nomeou Cecilia López, membro do Partido Liberal, economista que já estava na pasta da Agricultura no governo de Ernesto Samper. Foi também Ministra do Meio Ambiente e Diretora de Planejamento Nacional, e entre 1985 e 1988 foi Embaixadora da Colômbia na Holanda.

A nomeação do novo embaixador nos Estados Unidos não é menos importante, colocando Luis Gilberto Murillo Urrutia, que foi ministro do Governo de Santos e assessor externo da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), uma agência que recebe diretrizes estratégicas do Departamento de Estado e é responsável por distribuir a maior parte da ajuda externa não militar. Além disso, é membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento e revisor do Banco Mundial.

Em seguida, ele nomeou representantes do Meio Ambiente do Pacto Histórico para ministérios como Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde, além do Ministério da Igualdade e da Mulher, que será ocupado pela vice-presidente Francia Márquez. Ainda não se sabe quem chefiará os principais ministérios, como Defesa, Ministério do Interior, Ministério da Justiça, além de Comércio e Indústria, Minas e Energia, entre muitos outros.

Embora a chegada de Petro à presidência corte uma etapa inteira em um país onde a direita tradicional nunca havia perdido as rédeas políticas, mantendo historicamente seu alinhamento com os Estados Unidos e constituindo um de seus principais bastiões na região, o arco de alianças e coligações estabelecidas com grande parte dos partidos tradicionais nada mais são do que uma nova frustração para o movimento de massas que plantou suas expectativas em um caminho que pouco diferirá do já percorrido por Gabriel Boric no Chile.

 
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