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Precarização no telemarketing
Trabalhadores da Liq em Rio Branco (AC) relatam atraso de salário, desvio de função e assédio moral
Redação

Denúncias e reclamações por parte dos trabalhadores da Liq, que em Rio Branco capital do Acre, presta serviço para a TIM, vão desde salário atrasado, desvio de função e até assédio moral.

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Foto: ac24horas.com

A empresa de telemarketing Liq possui cerca de 800 trabalhadores contratados, em sua maioria jovens, como em grande parte dos centros e empresas de telemarketing espalhados pelo Brasil.

“Eu me decepcionei com a empresa. A gente trabalha com banco de horas, somos praticamente obrigados a fazer hora extra. Eu e outros colegas que trabalhávamos em outro segmento fomos obrigados a trabalhar em outro local, mesmo sem ter sido capacitado, além de ser uma empresa que cobra metas excessivas” , conta Bruno Miranda, que diz ter pedido demissão por conta dos abusos enfrentados na Liq.

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Um outro problema é o atraso de salário que deveria ter sido pago até o 5º dia útil deste mês, ou seja, na terça-feira da semana passada, dia 7. Um áudio que circula entre grupos de servidores conta que o coordenador da Liq, identificado apenas como Bento, teria feito um anúncio de que apenas algumas pessoas irão receber a metade do salário e qualquer tipo de reivindicação o servidor seria demitido. “O Bento falou para a operação inteira que não vai ser pago o salário e o décimo. Falou que iria cair metade na conta de algumas pessoas entre hoje e amanhã, mas não seria para todas e que as manifestações não vão ser toleradas e pode rodar geral”.

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Com salários baixos, rotinas exaustivas, pausas programadas, metas e pressões absurdas, repetições robóticas de procedimentos (mas com sorriso na voz) o telemarketing escancara toda uma face da juventude trabalhadora precarizada e adoecida, mentalmente e fisicamente. Com a baixa adaptabilidade dos postos de atendimento, conhecidos como P.A, o alto ruído, a iluminação inadequada, a falta de ventilação natural e outros motivos podem desencadear a insônia, irritabilidade, cansaço, dentre outras doenças físicas e mentais.

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O ambiente de trabalho dentro do telemarketing pode ser reduzido a uma palavra: pressão. Seja na intensidade e quantidade de trabalho, com 80, 100, 300 ou mais ligações por dia, seja nas enormes metas colocadas pelos gestores, onde se acumula uma cobrança exagerada. É preciso denunciar cada abuso e assédio moral por parte das empresas de telemarketing e para isso este portal Esquerda Diário também está a serviço.

 
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