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Europa
Enorme greve dos trabalhadores ferroviários na Alemanha
Baran Serhad
Simon Zamora Martín

A greve dos maquinistas de trem na Alemanha poderia se tornar uma primeira luta contra a lei de negociação coletiva, que restringe o direito dos sindicatos minoritários à greve.

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Claus Weselsky, chefe do Sindicato Alemão de Maquinistas (GDL) do Deutsche Bahn, operador ferroviário público da Alemanha, anunciou hoje uma "primeira ação" que afeta os trens de mercadorias.

A greve seria então estendida para incluir os trens de passageiros das 2 da manhã de quarta-feira até a mesma hora na sexta-feira, em uma "ação sindical global".

Espera-se que o movimento seja acolhido em grande escala, uma vez que a moção foi adotada por 95% em uma votação dos 37.000 membros do sindicato.

Na raiz da mobilização está o fracasso das negociações salariais sobre o próximo acordo coletivo de negociação entre a administração e o sindicato, especialmente sobre aumentos salariais.

A Deutsche Bahn, que é 100% controlada pelo Estado, propôs um aumento salarial de 1,5% a partir de janeiro de 2022, depois de 1,7% a partir de março de 2023.

Essa proposta é considerada insuficiente pelo sindicato, que exige um aumento salarial de 3,2% e um "bônus coronavírus" pontual de 600 euros (703 dólares). O aumento é de 1,4% a partir de 2021 e de 1,8% por cento em 2022.

"Os trabalhadores ferroviários estão fartos de serem enganados enquanto os gerentes alinham seus bolsos com milhões", disse Claus Weselsky, presidente do sindicato GDL, informou a agência de notícias AFP. O operador alemão de trens Deutsche Bahn rejeitou as reivindicações.

A Deutsche Bahn disse que apenas cerca de um quarto de seus trens de longa distância funcionariam na quarta-feira e na quinta-feira, sendo dada prioridade às conexões entre Berlim e cidades ocidentais, bem como entre Hamburgo e Frankfurt.

O sindicato GDL realizou oito greves em todo o país em 2014 e 2015 para impulsionar suas demandas.

Por que a greve ferroviária é importante?

O gatilho para a introdução da "Lei de negociação coletiva unificada" foi uma onda de greve na primavera de 2015. O GDL levou adiante uma greve histórica durante mais de seis meses. Mas eles não só paralisaram o tráfego ferroviário na Alemanha com suas greves durante semanas: os pilotos da Cockpit Association (VC) e os comissários de bordo da Independent Flight Attendant Organization (UFO) também lutaram contra a deterioração e a dissolução da companhia na Lufthansa.

A greve do GDL foi particularmente explosiva, paralisando efetivamente o tráfego ferroviário de longa distância e até mesmo o transporte de carga. O Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários e de Transportes (EVG), por outro lado, distanciou-se das greves do GDL e se orientou para a negociação e o compromisso com a administração e o governo. A greve do GDL havia revelado a posição pró-governamental do EVG. Mas a burocracia da Confederação Alemã de Sindicatos (DGB) e do grande governo de coalizão (GroKo) introduziram a Lei de Unidade Coletiva de Negociações para regulamentar as disputas de negociação coletiva.

Como resultado, o EVG, como o sindicato majoritário, adquiriu o status de interlocutor da DB e o GDL teve que se adaptar aos acordos. A competição reacionária entre as burocracias sindicais e a ação do governo levou a um endurecimento antioperário ao direito de greve.

O objetivo declarado da lei era poder proibir greves de alto impacto por pequenos sindicatos profissionais no futuro. Embora a lei não permita diretamente uma proibição, desde os anos 50 apenas greves nas quais um sindicato procura obter um acordo coletivo são legais na República Federal da Alemanha (RFA). Os tribunais também devem considerar uma greve como "proporcional".

Muitos estudiosos do direito assumem que, de acordo com a jurisprudência estabelecida, greves que são realizadas para um acordo coletivo mas são inválidas sob a Lei de Unidade de Negociação Coletiva serão consideradas ilegais: os tribunais civis muito provavelmente considerarão uma greve para um acordo coletivo subseqüentemente inválido como "desproporcional". De acordo com a Lei de Unidade de Negociação Coletiva, somente o acordo coletivo do sindicato com o maior número de membros em uma empresa é válido.

A luta pelo direito à greve

A greve do GDL é, portanto, uma luta política pelo direito à greve propriamente dita, que está sendo reprimida pelas burocracias da DGB. Se o GDL quer impor suas exigências salariais, deve chamar toda a força de trabalho para a greve, não apenas nos 16 ramos onde tem a maioria. Os trabalhadores devem ser capazes de controlar e liderar democraticamente sua greve.

Enquanto a imprensa burguesa, os políticos e burocratas exercem extrema pressão sobre os camaradas do GDL com acusações e calúnias, eles devem ser capazes de realizar suas reuniões de greve e coordenar com outros camaradas da DGB e sindicatos minoritários. Isto criaria uma luta de fato pela extensão do direito à greve.

Recentemente, os trabalhadores da Gorillas (uma empresa de alimentos) desafiaram o restritivo direito à greve na Alemanha. Mas os trabalhadores ferroviários têm uma posição muito mais forte por causa da centralidade de seu trabalho nas cadeias de valor da indústria alemã. Eles, juntamente com outros setores como os Gorillas, poderiam lutar efetivamente por uma extensão do direito de greve com suas paralisações.

 
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