Segundo a empresa, a demanda segue baixa e que, portanto precisaria ajustar o numero de Comissários e Pilotos “excedentes”. A utilização do termo “excedente” chama a atenção, pois remete aos trabalhadores (que são os que realmente dão lucro à empresa e fazem ela funcionar) como se fossem objetos descartáveis.
O comunicado da empresa, após se referir aos “excedentes”, afirma que, para manter os postos de trabalho, precisa reduzir os custos com a folha de pagamento. O primeiro questionamento é: será que a empresa realmente está com um rombo financeiro? Se sim (e isso precisa ser provado), como a LATAM está utilizando o lucro que ganha historicamente em cima dos trabalhadores? Será que está realmente preocupada em não atingir os trabalhadores ou está preocupada em otimizar seu lucros?
Sem responder esses questionamentos é impossível aceitar uma medida que penalize os trabalhadores por uma suposta dificuldade financeira. Mais parece a velha chantagem que as grande empresas sempre utilizaram ao longo da historia do capitalismo para rebaixar salários e aumentar os lucros do que uma necessidade.
Segundo o artigo A “crise” da LATAM : “Os dados do balanço patrimonial da LATAM pouco dizem sobre o que de fato está ocorrendo com a empresa, e sugerem uma manipulação para propositadamente baixar os valores de lucros da empresa, fazendo-a parecer que está numa situação muito pior do que a realidade.[...] Os dados dos trabalhadores, seus salários, o corte de seus direitos, o nível da produtividade é constantemente fonte de discussões nos jornais e nos noticiários econômicos por parte dos empresários. Mas pouco se debate a respeito dos lucros, dos acordos interempresariais e das manobras que são realizadas por esses empresários, as quais muitas vezes significam o sustento de famílias inteiras demitidas ou com a renda cortada, em função de manter suas fortuna”
O comunicado ainda afirma que o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) – dirigido pelo empresarial e direitoso PSL - já foi solicitado para um nova rodada de negociações. Não é possível confiar em sindicatos dirigidos pela direita ou por diretorias que negociam por cima sem a participação da base. A resposta tem que ser dada na luta, organizada pela base, pressionando que o aparato sindical seja utilizado em prol dos trabalhadores, tendo como exemplo a ser ampliado a manifestação de aeronautas no Aeroporto de Guarulhos realizada no dia 06/08.
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