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A crise do petróleo e o declínio da ilusão de Vaca Muerta na Argentina
Esteban Martino

A semana que termina será lembrada como aquela em que o barril de petróleo no mercado estadunidense foi negociado pela primeira vez na história a valores negativos. A crise no setor é pioneira na paralisação generalizada que a pandemia provocou, mas é tão incerta quanto o futuro da economia. O fim da ilusão "eldoradista" em Vaca Muerta?

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Quando o barril perfurou o chão

Segunda-feira, 20 de abril. Falta um dia para o fechamento dos contratos futuros de maio do West Texas Intermediate, o barril de petróleo de referência nos Estados Unidos. As reservas de petróleo bruto em Cushing, Oklahoma, o centro chave de armazenamento e ponto de entrega do contrato WTI, aumentaram quase 50% do final de fevereiro ao início de abril. Com 55 milhões de barris, sua capacidade era de 72% em 10 de abril, informou a Yankee Energy Information Administration (EIA).
Nas próximas semanas, poderia colapsar, alertaram da Goldman Sachs .

O WTI é produzido longe dos portos, diferentemente do Brent (referência na Europa), que é vendido para navios no Mar do Norte. Com a capacidade de armazenamento de petróleo bruto em terra chegando ao seu máximo, investidores e empresas na segunda-feira se desprendiam do petróleo como batatas quentes. O preço caiu em queda livre. Mas quando tocou o chão, não parou, o perfurou e continuou descendo. "O barril cai 305%", dizem as manchetes da imprensa ... Como? Pela primeira vez na história, foi negociado a valores negativos, fechando a jornada em -37,63 dólares. Em outras palavras, aqueles que haviam adquirido contratos WTI para maio acabaram enfrentando, em última intância, os altos custos de seu armazenamento.

Na terça-feira, dia 21, Trump escreve em um tweet que "ele não deixará cair a grande indústria norte-americana de petróleo e gás". Na quarta-feira, 22, três meses e meio após o assassinato do general Soleimani, sua conta no Twitter aponta para o Irã: "Destruirei suas canhoneiras se assediarem nossos navios". O preço do barril responde ao estímulo e rebota, localizando-se no final da semana em torno de US $ 17 no caso do WTI e US $ 21,5 no Brent. No entanto, as causas profundas que levaram ao seu colapso ainda permanecem de pé. Você não pode cobrir o sol com as mãos.

A paralisação econômica precipitada por medidas de confinamento arranjadas para conter a propagação do COVID-19, reduziu a demanda de petróleo em pelo menos 30%, um declínio sem precedentes, segundo a Agência Internacional de Energia com sede em Paris (AIE). Em meados de abril, o diretor executivo da AIE, Fatih Birol, disse: “Em alguns anos, quando olharmos para trás, veremos que 2020 foi o pior ano da história do mercado de petróleo. Mais especificamente, este segundo trimestre será o pior trimestre da história. E nesse pior trimestre, abril será o pior mês da história.” A possibilidade de recuperação dessa demanda é tão incerta quanto o alcance da crise econômica aberta.

Mas como se isso não bastasse, até o início de abril uma "guerra de preços" se desenvolveu entre os dois principais exportadores do mundo, a Arábia Saudita e a Rússia, impedindo um acordo que reduzisse a oferta de petróleo bruto, enquanto tanto nesses países quanto nos Estados Unidos continuou a superprodução.
Em 12 de abril, a Arábia Saudita, a Rússia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo ampliada (OPEP +), chegam a um acordo que (como muito do que acontece durante a pandemia) é sem precedentes. Os Estados Unidos estão acoplados, ao contrário do que aconteceu em acordos anteriores. A partir de maio, eles reduziriam a oferta em 10 milhões de barris por dia, até os níveis de 2011. Mas a AIE estima que a demanda cairá três vezes mais que isso, 29 milhões de barris por dia, até os níveis de 1995. Apesar do histórico acordo, era muito pouco e era tarde demais.

Essa combinação de fatores foi a que convergiu no estranho episódio da segunda-feira passada no mercado dos EUA (que, como dissemos, tem desvantagens no que diz respeito ao armazenamento), mas se desenvolve globalmente, fazendo com que o Brent também caia para níveis historicamente baixos. Navios, oleodutos e tanques de armazenamento em todo o mundo seguem a mesma tendência: até 22 de abril, segundo a consultoria Vortexa, os produtos derivados de petróleo no exterior equivaliam a 68 milhões de barris, mais que o dobro dos 30 milhões de barris de março.

Assim, mesmo os mais otimistas falam do "pior ano" para o mercado de petróleo, sem descartar o fechamento de poços (um processo complexo e caro) e até a multiplicação de falências de empresas do setor, começando pelas de menor porte, mais endividadas e dedicadas às fazendas de maior custo, como são o óleo de xisto e gás de xisto . Se a expectativa do boom de hidrocarbonetos na Argentina estava em modo de espera , essa nova situação fez explodir os equilíbrios precários nos
quais vinha se sustentando a atividade.

Vaca Muerta: no final de uma ilusão?

Em 2012, o governo CFK recomprava a maioria das ações da Sociedade Anônima YPF à empresa espanhola Repsol. Isso foi feito depois de permitir por anos que a multinacional explorasse e exportasse sem explorar, enquanto as reservas de hidrocarbonetos caíam.

A decisão foi tomada quando os enormes custos em dólar da importação de gás se evidenciaram insustentáveis. O discurso de soberania não agradou a direita. Macri enviou seus deputados para votar contra. Alberto Fernández, atuava como lobista da Repsol e denunciava com Joaquín Morales Solá o suposto "confisco" aos acionistas.
Um ano depois, o plano ficaria claro: A ações majoritárias do Estado na YPF (que continuava sendo uma corporação com 49% dos acionistas privados listados na bolsa de Buenos Aires e Nova York e na qual até hoje têm participação de fundos de abutres, como o Black Rock), foram utilizadas para associar-se à yanque Chevron, herdeira da Standard Oil.

A aposta era ambiciosa: iniciar a exploração maciça de Vaca Muerta, uma enorme formação rica em óleo de xisto e gás de xisto , hidrocarbonetos não convencionais, cuja extração requer grandes investimentos e a técnica agressiva e poluidora do fracking . A partir desse momento, a “promessa eldoradista”, como denominava Maristella Svampa, foi adotada, embora com nuances em seus discursos, tanto pelo kirchnerismo quanto pelo macrismo.

Pilhagem sem rachaduras

Em 28 de agosto de 2013, em meio a uma repressão que durou horas, a legislatura de Neuquén aprovava o acordo com a Chevron. Um acordo que incluía cláusulas secretas e empresas offshore e que implicou na concessão do campo de Loma Campana até 2048. A partir desse momento, as empresas de petróleo não pararam de obter benefícios do Estado.

Um mês antes do acordo, o governo de CFK assinou um decreto “delivery”, o 929/13, criando um "Regime de Promoção" do investimento em hidrocarbonetos. Entre outras coisas, habilitava a exportação de parte de sua produção sem pagar um peso e dispunha livremente dos dólares, em épocas em que a economia funcionava com um estoque da moeda estrangeira.

Em 2014, o Congresso aprovaria a Lei 27.007, generalizando os benefícios concedidos à Chevron e incorporando novos. Essa lei reduziria o piso de investimento para entrar no "regime de promoção", reduziria o prazo para começar a exportar parte de sua produção para 3 anos (20%) com taxa de 0% e definiria o prazo para 35 anos para concessões de exploração não convencionais, prorrogáveis ​​por mais 10.

Os royalties permaneceriam em 12%, mas permitindo que as autoridades de aplicação os reduzissem a um insignificante 5%. Por sua vez, outros impostos, como Renda Bruta, seriam limitados. O único projeto alternativo à "lei Chevron" naquele momento foi o apresentado por Nicolás del Caño com Raúl Godoy.
Os benefícios da Lei 27.007 seriam adicionados aos planos de estímulo já em vigor desde 2013 para a produção excedente de gás, que garantiam um subsídio para atingir o preço de US $ 7,5 por milhão de BTU [1] . As transferências por meio desse estímulo foram de US $ 1.139 milhões em 2013, US $ 1.388 milhões em 2014 e US $ 1.283 milhões em 2015 [ 2 ].

Desde o final de 2014, o preço internacional de um barril cairia dos US $ 70 por
barril. Vaca Muerta passaria por seu primeiro choque, que, é claro, foi pago pelos trabalhadores do setor com milhares de demissões, aposentadorias precoces e reduções de salário por meio de suspensões rotativas.

A política do então ministro da Economia Axel Kicillof, através da Resolução 1077/2014, será manter um preço doméstico acima do preço internacional, através do famoso "barril crioulo", do qual se fala novamente hoje em dia. Graças a esta resolução, nos anos de 2015, 2016 e 2017 o mercado local pagou um preço de 39,7%, 34,7% e 4,4% superior ao preço internacional [ 3 ]. Por meio do “barril crioulo”, US $ 5.370 milhões foram transferidos para as operadoras, apenas entre dezembro de 2014 e maio de 2016. O preço de suporte deixou de existir em setembro de 2017, quando os preços domésticos convergiram com os preços internacionais (em ascenso).

A política energética de Cambiemos, que ocupou o Ministério da Energia com CEOs, começando com Aranguren da Shell, era aumentar as transferências para o setor a partir dos lares, aplicando tarifas brutais, que no caso do gás atingiam 2.400%. Boa parte desses tarifaços acabaram em Vaca Muerta.

Isso, no entanto, não significava que o macrismo parasse de subsidiar. Segundo um relatório da Environment and Natural Resources Foundation [ 4 ], os subsídios (dolarizados) aos combustíveis em 2019 (entre as empresas que extraem e as que distribuem), dobraram o que foi destinado em 2018 por parte do Estado para as Universidades Nacionais. Se os subsídios (pagos pelo estado nacional) são comparados com os royalties (recebidos pelos estados provinciais), o resultado é escandaloso.

No gás, os subsídios recebidos pelas empresas nos últimos anos foram superiores aos royalties que pagaram: em 2016, receberam US $ 3,5 em subsídios por cada dólar pago como royalties; em 2017, U $ S1, 7 e, em 2018, U $ S 1,3.
María Marta Di Paola, Diretora de Pesquisa da FARN, mantém em entrevista que “em 2019, 88% da produção de gás de Vaca Muerta foi subsidiada. As empresas que receberam subsídios eram 13, elas tomaram 0,20% do orçamento nacional, o que equivale a 4 milhões de Auxílio Universal à Criança (AUH), ou 665 mil salários mínimos, ou 5 meses de cobrança do que é o imposto único. "

O Macrismo, com a Resolução 46/2017 (ainda em vigor), retomou o mecanismo Kiciloff de subsídio da produção excedente de gás, mas para a produção não convencional como um todo. O estado transfere a diferença entre o preço de um milhão de BTUs no mercado e um preço fixado em US $ 7,50 para 2018, US $ 7 em 2019; em US $ 6,50 em 2020 e US $ 6 em 2021. Assim, por exemplo, se o preço de mercado do gás hoje for de US $ 2,5 milhões de BTU, as empresas de petróleo que obtiverem o subsídio terão que pagar U $ D 0,78 de royalties para o Estado da província; mas recebendo US $ 4 do Estado nacional. Um negócio insólito.

A grande vencedora dessa política foi a Tecpetrol, a companhia de petróleo do grupo Techint, de propriedade do magnata Paolo Rocca. Em pouco tempo, passou do nada para ser a estrela do gás não convencional, com a exploração de Fortín de Piedra. De acordo com um relatório da Enlace pela Justicia Energética e Socioambiental (EJES), de janeiro a setembro de 2018, a Tecpetrol teve uma receita de vendas de US $ 14.272 milhões. Mais de um terço, US $ 4.911 milhões, veio do subsídio estatal. Depois que Christine Lagarde puxou Dujovne pelos ouvidos, o valor do subsídio não seria mais calculado considerando a produção total, mas a declarada no início do projeto. E como a Tecpetrol investiu para obter 8,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, mas ficou agradavelmente surpreendida por acabar extraindo 17 milhões, exige do Estado argentino uma quantia que em setembro de 2019 chegaria a nada menos que US $ 386 milhões. Miseráveis ...

O Macrismo aproveitou a estrutura legal herdada dos anos Menemistas e Kirchneristas e impôs novas contra-reformas, especialmente no local de trabalho. Assim, no início de 2017, as patronais impuseram um adendo flexibilizador ao contrato de petróleo para os não convencionais. Macri, o governador de Neuquén Omar Gutiérrez, Aranguren e o então ministro do Trabalho Jorge Triaca, comemoraram a responsabilidade do sindicalista e empresário (e na época senador) Guillermo Pereyra. Vaca Muerta tornou-se a vanguarda da reforma trabalhista.
O adendo aumentou os riscos ocupacionais ao reduzir doações, permitir o trabalho noturno, aumentar a tolerância ao trabalho em ventos fortes de até 60 km/h e rajadas ainda maiores, implementar a multifuncionalidade e "tarefas simultâneas", exceder o número máximo de horas extras, etc. .

Segundo La Nación , a redução nos custos de mão-de-obra devido ao adendo foi de 30%. Para os trabalhadores, o adendo foi parte de uma ofensiva que relaxou os mecanismos de segurança e desencadeou o aumento da produtividade dos trabalhadores, atingindo um número recorde de mortes no local de trabalho. Desde então, oito trabalhadores morreram, aumentando as centenas de acidentes evitáveis ​​que terminam com ferimentos, mutilações e incapacidades para muitos trabalhadores .

Neste cenário, Vaca Muerta disponta, volta ao seu ciclo ascendente e o governo apresenta como uma conquista que em 2018 a Argentina retorne à exportar gás para o Chile. Embora tenha desacelerado após a reinterpretação da Resolução 46, a atividade em Vaca Muerta continuou a crescer, ao contrário da recessão em todo o país.

Será com o resultado das eleições primárias de agosto de 2019 que o Macrismo decretará o congelamento de tarifas, ao mesmo tempo em que a desvalorização aumentava a diferença entre os preços internacionais e os do mercado local. A partir desse momento, a tendência mudará.

Em janeiro de 2020, um relatório da empresa NCS Multistage sustenta que a quantidade de etapas de fratura foi 18,5% menor do que no mesmo mês de 2019. Mesmo assim, a produção de Vaca Muerta continuou a aumentar "por inércia" ( os novos poços se somam à produção dos que já estavam em funcionamento).

Em 2019, Vaca Muerta rendeu 10 milhões de barris de petróleo a mais do que em 2018. No caso do gás, o aumento ano a ano foi de 2,6 bilhões de metros cúbicos.
Mas as companhias de petróleo pretendem não perder margens de lucro. E com seu lobby, obtiveram do governo de Alberto Fernández pelo menos três favores: 1) a lei da "solidariedade", que suspendeu a mobilidade das pensões e postulou como norte o pagamento da dívida externa, reduziu as retenções para o setor de 12 para 8%; 2) no momento de sua promulgação, o único veto do presidente foi o artigo 52, que dizia: "em nenhum caso o direito de exportação de hidrocarbonetos poderá diminuir o valor de Boca de Pozo para o cálculo e pagamento de royalties". Isso significa que as empresas que exportam gás ou petróleo não apenas pagarão menos como retenções para o estado nacional, mas também pagarão menos como royalties para os estados provinciais (já que, para calculá-las, não se levará em conta o total produzido, senão que os 8% serão descontados);3) Após uma reunião com os executivos da YPF, ExxonMobil, Pan American Energy, Vista Oil & Gas, Pluspetrol, Tecpetrol, Shell, Chevron, Total, Wintershall e Compañía General de Combustibles, em 16 de janeiro, o Banco Central emitiu uma resolução flexibilizando os estoques para permitir às empresas a transferência de divisas ao exterior, em utilidades e dividendos, por um valor equivalente a 30% de seus investimentos.

Socialização dos custos

Como vimos, Vaca Muerta chega a essa crise depois de anos em que as companhias de petróleo obtiveram inúmeros benefícios dos diferentes governos. Os lucros são privados. Mas os custos são socializados.

À medida que a Vaca Muerta crescia, também aumentavam os contrastes sociais na província de Neuquén, epicentro da exploração. O custo de vida na região é altíssimo. A inflação é ainda maior que a média nacional e no ano passado atingiu 63,6%. Os assentamentos informais aumentaram desesperadamente, enquanto o aluguel de uma pessoa não cai abaixo de US $ 15.000 por mês. Em Neuquén, o Produto Geográfico Bruto aumentou em contraste com a recessão em nível nacional, mas, ao mesmo tempo, a pobreza e a indigência aumentaram .

Mas os "custos" não são apenas econômicos. Os impactos ambientais são cada vez mais evidentes. O discurso do " fracking seguro " não se sustenta: derramamentos, incêndios de magnitude que levam semanas para serem controlados e somente após a importação de profissionais e tecnologia de outros países. Somente em 2018, foram registrados 3 "incidentes" por dia.

A relação entre terremotos e fracking, que em muitos países foi a principal causa de proibição ou moratória da técnica, hoje é inegável. Centenas de tremores ocorreram em Sauzal Bonito desde o início do fracking .

Poluição da água, vazamentos de gás e fluidos, acidentes radioativos, ventanias sem nenhum tipo de controle, poços e lixões emanam toxinas que a população respira ... Tudo isso sem contar com o enorme volume de gases de efeito estufa que são emitidos tanto em consumo de energia, quanto em sua extração, em um momento em que a crise climática recorre o mundo.

Para todo esse desastre, foi necessário deslocar e criminalizar as comunidades da nação mapuche, como no caso emblemático de Lof Campo Maripe.

Existe uma alternativa para a crise?

Quando os preços internacionais aumentam, as empresas de petróleo exigem liberdade para o mercado local se ajustar a esses preços. Quando o preço internacional cai, essas mesmas empresas correm para exigir intervenção do Estado para estabelecer preços domésticos acima desses níveis, pagar menos impostos e aplicar ajustes aos trabalhadores.

O governo Fernández se encontra em uma encruzilhada. Se, desde sua inauguração, não publicou um plano energético, esperava-se que, depois de negociar com os detentores de títulos, enviasse ao Congresso um projeto de lei de hidrocarbonetos com mais novos benefícios. Até seu astro neoliberal, Guillermo Nielsen, na época vazou alguns eixos de um rascunho. A ilusão, novamente: juntar dólares para pagar a dívida.

Hoje parece que se passou um século desde o "parafuso" pelo projeto de lei. O governo se encontra em negociações para reeditar um novo "barril crioulo" nos próximos dias. Os principais interessados ​​nesta política são os produtores não integrados (ou seja, não participam do segmento de refino) e os governos das províncias como Neuquén, Chubut ou Santa Cruz, ultra-dependentes da monoprodução de hidrocarbonetos, cujos estados se sustentam com royalties e, sem eles, só poderiam sustentar suas despesas com maior endividamento.
Se realizada, mais uma vez a queda drástica nos preços internacionais não se traduziria em redução de tarifas (que aumentam quando o preço internacional sobe, mas nunca caem quando este cai), e sim os consumidores arcarão com o ônus de novas transferências para as empresas.

Como o La Izquierda Diario publicou na última semana, apenas as 12 principais empresas operacionais faturaram US $ 2,5 bilhões nos últimos 3 anos . Porém, com apenas um mês de quarentena, as câmaras operacionais e as empresas de serviços sustentam que não podem pagar salários. Com a cumplicidade da burocracia comercial dos sindicatos, e protegidos pelo Art. 223 bis da Lei de Contratos de Trabalho (a exceção que Alberto permitiu suspender), eles impuseram uma redução de 40% nos salários.

As empresas do setor com trabalhadores agrupados na UOCRA avançaram diretamente com demissões (como Filo Hua Hum) ou com suspensões com reduções de 85% do salário (como a EDVESA). Para cada posto de trabalho sob um contrato de petroleiro, outros, mais instáveis, dependem de empresas contratadas menores. Esse é um mecanismo usado pelas grandes operadoras e empresas de serviços multinacionais, que empregam cada vez menos e terceirizam mais, com os contratados funcionando como a primeira "válvula de escape" diante de qualquer crise.

A crise atual expôs a irracionalidade da produção no capitalismo, orientada para o lucro, a voracidade com que o capital destrói a natureza e explora a classe trabalhadora. O fracking , que serviu aos Estados Unidos durante a última década para se autoabastecer e não depender de importações de hidrocarbonetos do o Oriente Médio, é uma expressão dessa irracionalidade, e só será mantida a partir de um alto endividamento. Nas condições atuais, quando a crise põe em questão a rentabilidade e a sustentabilidade desse tipo de exploração, os capitalistas tentam descarregar todo o peso da crise sob classe trabalhadora.

É necessário um programa que comece com a abertura dos livros contábeis de todas as empresas do setor. As empresas se amparam no não conhecimento de seus lucros para reivindicar resgates e resgates. Segundo Trotsky, o sigilo comercial é "um constante complô do capital monopolista contra a sociedade".

Demissões e cortes de salários devem ser proibidos. As empresas que demitirem ou reduzirem salários devem ser expropriadas sem remuneração e fundidas em uma única empresa estatal. O controle desta empresa deve estar a cargo de seus trabalhadores, comunidades e povos indígenas afetados pela produção, ao lado de profissionais de universidades públicas e organizações socioambientais.
Tirando o lucro capitalista da equação, a energia deve deixar de ser um negócio e ser pensada racionalmente, como um direito. É inaceitável que, enquanto o armazenamento esteja cheio, milhões de famílias não tenham acesso à energia para se esquentar no inverno.

Essa empresa estatal única pode estar na vanguarda de uma transição para uma matriz energética sustentável, desfossilizada e diversificada que reduza drasticamente a emissão de gases de efeito estufa, desenvolvendo energias renováveis ou de baixo impacto ambiental, combinada em função das potencialidades de cada região, que racionalize não apenas a produção, mas também o consumo de energia, com base em um plano de obras públicas que permita a construção de moradias eficientes e a reconversão da indústria.

NOTAS
[ 1 ] Unidade térmica britânica , equivalente a 27,83 m3 de gás.
[ 2 ] López, F., García, G., Kofman, M. Transferências do setor de hidrocarbonetos na Argentina , Enlace pela Justicia Energética e Socioambiental - Observatorio Petrolero Sur , Buenos Aires, 2016.
[ 3 ] Einstoss, A., O barril crioulo e suas consequências. Análise recente da renda do petróleo na Argentina , Cece , 2020.
[ 4 ] Fundación Ambiente y Recursos Naturales, “Subsídios para combustíveis fósseis na Argentina, 2018-2019” , 2019.

 
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