Editorial do Contrapoder originalmente publicado em 15 de maio de 2022.
Contrapoder
Neste dia(18) diversos deputados proferiam as mais reacionárias sentenças para depor a então presidente Dilma há 6 anos. Neste meio Bolsonaro proclamando o torturador Ustra. Há 6 anos o golpe institucional foi feito para passar ainda mais ataques à classe trabalhadora do que o PT já vinha (...)
Redação
00:52 | Após meses sem definir seu candidato a governador de Pernambuco, o PSB escolhe quem será o nome para representar o partido da oligarquia Campos-Arraes: Danilo Cabral. O PT, seguindo sua política de conciliação com a direita e os golpistas de 2016, já anunciou que abriu mão de sua candidatura para (...)
Gabriel SoaresRenato Shakur
No discurso do evento que comemora os 42 anos do PT, o ex-presidente Lula afirmou que não vai governar com raiva nem buscará vingança.
Após um motim militar que ocorreu nesta última noite, parte do Exército prendeu o presidente de Burkina Faso e vários ministros nesta segunda (24).
PGR afirmou ao STF que, em um ano, abriu 25 apurações preliminares para avaliar a conduta de Jair Bolsonaro. O parecer enviado ao Supremo pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, não apresenta a lista de circunstâncias investigadas. Parte dessas apurações envolve os ataques de Bolsonaro ao (...)
A disputa tucana terminou - pelo menos por enquanto - em um grande vexame com direito a bate boca e até acusação de compra de votos.
Willian Garcia
Segundo os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE, a taxa de desemprego atual é maior do que antes da reforma.
O TCU determinou a devolução dos valores milionários pagos aos procuradores da força tarefa da operação Lava Jato em diárias. A prática que configura beneficiamento pessoal a procuradores escolhidos a dedo por fora do princípio da impessoalidade do serviço público, pode tornar Dallagnol (...)
O tom das recentes entrevistas e declarações do atual presidente parecem ir de encontro com o distensionamento da crise política, articulado com o ex-presidente golpista Michel Temer (MDB) em sua “Declaração à Nação”, após os atos de cunho golpista convocados no dia 7 de Setembro. No entanto, as (...)
João Salles
Em entrevista no programa Roda Viva nessa segunda-feira (27), Temer desmentiu Bolsonaro dizendo que foi ele quem o ligou após o 7/9.
Diego Nunes
Após Bolsonaro defender publicamente o fuzilamento do então presidente da República, FHC, e o fechamento do Congresso em 1999, o presidente do Senado na época defendeu sua cassação. Temer, como bom pizzaiolo, defendeu o defensor de torturas e ditaduras e o salvou de cassação. E com uma carta! Mais de (...)
Júlio Dandão
Em detrimento aos atos contrários ao presidente Bolsonaro, governo do Distrito Federal informou que a Esplanada dos Ministérios ficará disponibilizada para a ocupação dos atos da extrema direita bolsonarista.
Fiesp adiou o lançamento de manifesto pedindo harmonia entre os 3 poderes da República, em seguida 7 entidades do agronegócio lançaram carta defendendo a paz entre STF e Bolsonaro.
Bolsonarista e coronel da reserva, Davi Azim, do Ceará, fez um vídeo escancaradamente golpista. Ele convoca a formação de grupamentos “para-militares”, de 100 pessoas cada e comandado por algum militar, para invadir o STF e o Congresso no dia 7 de setembro. Diz que Bolsonaro e as Forças Armadas devem (...)
A operação Formosa terá uma trajetória nova nesta terça, pela primeira vez irá parar na frente do Palácio do Planalto.
Neste domingo (1), bolsonaristas foram às ruas em algumas cidades do país em atos a favor do voto impresso, com claro tom golpista
Cássia Silva
Nas últimas semanas, as cúpulas militares elevaram a retórica golpista em um nível sem precedentes desde o fim da ditadura militar. O perigo imediato, no entanto, não é de autogolpe bolsonarista ou intervenção militar e tanques na rua. Os generais falam grosso e chantageiam para conseguir extrair o (...)
Thiago Flamé
Paulo Skaf termina a presidência da Fiesp em 2022 e novo presidente já foi eleito.
O presidente da Tunísia anunciou a destituição do primeiro-ministro e a suspensão das atividades parlamentares por 30 dias.