O adolescente Cauã da Silva dos Santos, de 17 anos, foi morto com um tiro no peito ontem (4), após sair de um evento na zona norte da capital carioca.
Redação
Nos “trending topics” de ontem, 08, esteve a absurda apologia ao nazismo de Monark, apresentador (agora, ex-apresentador) do Flow Podcast. Em seu programa defendeu a “liberdade de expressão” aos nazistas, a legalização de partidos nazistas e o direito de ser “anti-judeu”. Esse vômito de ódio, apoiado (...)
Luiza Eineck
Trabalho trás nomes das incontáveis mortes pela violência do Estado brasileiro, em particular desde o golpe de 2016
Lina Hamdan
“O capitalismo, seja autoritário ou liberal, se demonstra incapaz de apresentar solução à miséria e angústia da juventude trabalhadora”. Para possuir qualquer perspectiva de futuro, a juventude, principalmente os jovens negros e negras, deve tomar em suas mãos a tarefa de destruir esse sistema que só (...)
João SallesMathias NeryRenato ShakurSamuel Rosa
Manifestantes saíram do Viaduto Negrão de Lima neste sábado.
No mês da consciência Negra, gritamos também em nome de Lucas. Hoje na favela do amor, em Santo André, dezenas de vozes perguntaram em alta voz: “Quem matou o Lucas?” em um café da manhã para as crianças em memória do Lucas na favela do amor realizado pela Rede Contra o Genocidio reivindicando justiça e (...)
Dados mostram que, entrer 2016 e 2020, 80% das vítimas de mortes violentas de jovens entre 15 e 19 anos eram negras. Das 31 mil vítimas no total, 25.592 eram negras. Racismo no país é escancarado.
Júlio Dandão
“Só sonha quem tem direitos” diz estudante quilombola no I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola. Assista o relato completo de Lucas, estudante Universidade Federal da Bahia (UFRB), sobre a permanência estudantil indígena e quilombola no ato que ocorreu hoje em Brasília na Praça dos (...)
Faísca Revolucionária - UnB
Hoje (24 de agosto) às 20h o espetáculo "Não Corre, Menino!" da Cia Nosso Olhar irá se apresentar no 32° Inverno Cultural da UFSJ, que contará também com transmissão online pelo Youtube.
Na segunda-feira (14) um imigrante negro que vendia roupas nas ruas do centro de Osasco-SP foi espancado deliberadamente por policiais da Guarda Civil Metropolitana em mais um ato covarde de racismo policial.
Mais uma vítima das ações policiais nas comunidades periféricas, Thiago Santos Conceição, de 16 anos, foi morto dentro de casa
No final da tarde desta sexta-feira (11), na Av. Paulista em São Paulo, manifestantes da Coalizão Negra organizaram uma Vigília por justiça a Kathlen Romeu e Gibinha, vítimas da violência e racismo policial.
Estreia nesta sexta (04) o Grupo de Estudos do livro Mulheres Negras e Marxismo na USP, impulsionado pela juventude Faísca e o grupo de mulheres socialistas Pão e Rosas, debatendo na primeira sessão o tema “Exploração e Opressão” e como estes conceitos se expressam na política nacional e (...)
Faísca Revolucionária
Os estudantes precisam ter voz para definir os próximos passos da mobilização com assembleias de base e uma coordenação nacional das universidades.
Marie CastañedaLina Hamdan
Na última quinta-feira(13), há 133 anos da abolição da escravidão, os metroviários de São Paulo se incorporaram à mobilização por justiça as vítimas do massacre de Jacarezinho.
Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro e aliado de Bolsonaro anunciou, à luz da chacina na comunidade do Jacarezinho, a ocupação das comunidades para o segundo semestre.
O Esquerda Diário fará a cobertura completa ao vivo dos atos do Rio de Janeiro e de São Paulo por justiça às vítimas do massacre de Jacarezinho no RJ. Atualizaremos essa matéria com os links das lives para que todos possam conferir em tempo real as (...)
UFRJ e Unifesp podem fechar a partir de julho como consequência do novo corte na educação superior, de R$ 1,1 bilhão, aprovado pelos golpistas no Congresso e sancionado por Bolsonaro. Esse corte iguala o orçamento ao de 2004, mas com o dobro de estudantes, e ameaça mais de 50 hospitais universitários (...)
Alexandre AzarGiovana Pozzi
Thiagão Mauá e Tauany Barbosa comentam sobre o jovem negro Thiago Duarte de Souza morto pelas mãos da polícia e sobre a situação dos negros que mais morrem por Covid-19.
A bala atravessou a cabeça do jovem, que é deficiente intelectual e está internado em estado grave.
Confira a fala emocionante de Mirtes Renata na live de lançamento do livro Mulheres Negras e Marxismo.
TRIBUNA ABERTA I O genocídio da população preta, pobre e periférica age assim: de um lado mata nossos jovens a cada 23 minutos e por outro, impede que as mães e familiares chorem suas mortes.
Messias Américo da SilvaSimony dos Anjos