×

ATAQUE À EDUCAÇÃO | Zago quer aprovar o PEC do fim da USP em meio ao feriado universitário

Zago e a burocracia universitária querem aprovar medidas de desmonte e precarização da Universidade de São Paulo, enquanto o campus está deserto devido ao feriado, com o objetivo de evitar uma legítima articulação da comunidade universitária.

terça-feira 11 de abril de 2017 | Edição do dia

De portas fechadas, o conselho universitário (CO) se reuniu hoje, 11, para discutir e aprovar a PEC do fim da USP. Tal medida prevê o corte de verbas, o congelamento dos investimentos e a demissão em massa de trabalhadores.

Os estudantes, professores e trabalhadores se reuniram em frente a reitoria. O ato foi chamado pelas entidades universitárias - SINTUSP, ADUSP e DCE - com o objetivo resistir e defender o conjunto da universidade contra o conselho universitário e suas medidas antidemocráticas.

No momento da manifestação, a polícia militar estava prontamente em peso para reprimir aqueles que ali estavam. Bem como fizeram no ato do dia 7 de Março em que os manifestantes foram surpreendidos por bombas de gás lacrimogêneo e gás de pimenta, além de detenções.

Torna-se escancarado qual é o projeto de universidade proposto por Zago, pois a comunidade USP vem se posicionando contrária ao pacote de precarização e, no entanto, obtém como resposta truculência. Fica evidente também a confluência entre os recentes ocorridos na USP e as medidas do governo golpista de Temer. Ambas são calcadas na precarização da vida, através da terceirização, e na repressão.

Como resposta aos golpistas e burocratas, é preciso organizar uma forte greve geral no dia 28 de Abril com formação de comitês auto organizados na base para barrar os ataques.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias