×

CORRUPÇÂO | Youssef diz acreditar que Planalto sabia de esquema de corrupção na Petrobras

terça-feira 12 de maio de 2015 | 00:30

O doleiro Alberto Youssef, que fechou acordo de delação premiada e agora colabora com a Justiça na investigação do escândalo de corrupção na Petrobras, afirmou nesta segunda-feira que acredita que o Planalto tinha conhecimento dos desvios que ocorriam na petrolífera.

Os membros da CPI da Petrobras chegaram hoje a Curitiba para interrogar, entre hoje e amanhã, Youssef e outros envolvidos no caso que estão presos na cidade, entre eles os ex-diretores da Petrobras, Néstor Cerveró e Guilherme Esteves.

No interrogatório, os parlamentares pediram que Youssef reafirmasse uma das declarações que fez em um de seus depoimentos perante o juiz que investiga o caso, na qual assegurou que o Palácio do Planalto sabia da corrupção na Petrobras.

"Confirmo e repito que isso é o que eu acho, mas não posso dizer com total certeza que essas pessoas sabiam da corrupção", respondeu Youssef ao ser questionado especificamente pela presidente Dilma Rousseff, e por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Youssef esclareceu que só pode referir-se ao que escutava do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, com quem combinava, através de suas casas de câmbio, o pagamento de comissões a partidos políticos.

Segundo o doleiro, em uma ocasião Costa lhe disse que "esperava notícias do Palácio" para determinar a distribuição dos recursos desviados da Petrobras.

Youssef declarou ainda que o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, solicitou em 2010 recursos para financiar a campanha eleitoral de sua esposa, a atual senadora Gleisi Hoffmann.

No entanto, negou ter recebido nesse ano um pedido de fundos por parte do ex-ministro Antonio Palocci, que foi coordenador da campanha eleitoral de Dilma.

Aos parlamentares Youssef disse não saber quem era o líder de toda a rede de corrupção, da qual garantiu ser apenas a "engrenagem" responsável por repartir os recursos que recebia de subornos pagos por grandes construtoras com contratos com Petrobras.

"Com certeza, eu não era o líder (...). Isso começou lá atrás, quando Paulo Roberto Costa foi posto como diretor da Petrobras. Eu fui engrenagem. No primeiro momento, o líder era o (ex-deputado morto José) Janene. Quem nomeia é o Planalto" declarou Youssef que, no entanto, disse desconhecer se a liderança também vinha do Planalto.

EFE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias