No último dia 16 (sábado), um grupo de homens armados a serviço de garimpeiros invadiu a sede da FUNAI, na Terra Indígena do Vale do Javari, na base de proteção do rio Jandiatuba, no Amazonas.
Redação
Os povos originários estão sob ataque. Nas últimas semanas, as notícias de violência contra indígenas do povo Yanomami nos encheram de revolta. Em junho do ano passado, a notícia de que uma criança Yanomami de apenas 1 ano de idade havia morrido por inanição, ou seja, morreu por não possuir o mínimo de (...)
Cristina SantosLuiza Eineck
O pré-candidato a deputado federal pelo PL, Rodrigo Martins de Mello, é acusado de operar garimpo ilegal em terras Yanomami. Foram mais de R$ 200 milhões em investimentos pelo governo federal de Bolsonaro, que pagaram por aeronaves sobrevoando pontos de garimpo e equipamentos para (...)
Basta de mulheres, adolescentes e crianças indígenas violentadas!
Depois de diversos ataques a mesma comunidade, não houve nenhum esforço da justiça ou de Bolsonaro contra os garimpeiros. O governo é responsável.
Paulo Brito Filho dirige o grupo Santa Elina. Grupo de empresas, que na sua maioria são de mineração, que estão todas ligadas com a sua família. Nos últimos 40 anos, as empresas de sua família fizeram 255 requerimentos para pesquisar minérios dentro ou entorno de 42 terras (...)
Confira os principais temas da semana com o ED Comenta, nosso programa diário de segunda a sábado em vídeos de 2 minutos. Curta, comente e compartilhe!
Em algumas cidades, manifestações estão sendo marcadas em apoio aos Yanomami.
17:47 |
Mobilização nas rede pede esclarecimentos sobre o que ocorreu com a aldeia.
Divulgamos aqui, a declaração de Maíra Machado, professora estadual de São Paulo, e militante do MRT e do Pão e Rosas.
Entre os indígenas, os que mais morreram em 2021 foram do povo yanomami. Foram 109 mortes em decorrência dos conflitos no campo, contra 9 em 2020, A alta de 1.100% entre os dois está relacionada diretamente com as invasões de garimpeiros na terra indígenas (...)
Maior Terra Yanomami do país em Roraima e Amazonas é invadida por garimpeiros e Funai impede ingresso de médicos da Fiocruz. Bolsonaro e Mourão são responsáveis.
Diego Nunes
Decisão do STF foi tomada nesta quarta-feira (17), em meio a diversas denúncias de agravamento das condições de vida da etnia.
Segundo a Hutukara Associação Yanomami, duas crianças do povo Yanomami teriam sigo tragas por balsa de garimpo ilegal e levadas pela correnteza.
5 servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, foram denunciados pelo Conselho de Saúde Yanomami por venderem 106 doses da CoronaVac destinadas a Terra Yanomami em troca de 15 gramas de (...)
Maior território de reserva indígena do país que sofre com a ação de garimpeiros ilegais desde a década de 1980
Empresários do ramo imobiliário atacam população quilombola do Quilombo Quingoma, que existe e resiste desde 1569, com planejamento de despejo, em Lauro de Freitas - BA, município governado por Moema Gramacho (PT)
Redação Esquerda Diário Nordeste