×

CORONAVÍRUS | Wall Street caiu 2,3% após ameaças de sanções de Trump à China

Os principais índices de ações de Nova York caíram 3,2%, após uma nova investida do presidente dos EUA, Donald Trump, contra Pequim. Os resultados também foram afetados por uma queda nas ações das empresas de tecnologia Amazon e Apple.

sábado 2 de maio de 2020 | Edição do dia

A Bolsa de Nova York fechou nesta sexta-feira em vermelho, após resultados decepcionantes de algumas grandes empresas e a ameaça de novas sanções dos EUA contra a China.

Seu principal índice, o Dow Jones Industrial Average, caiu 2,55%, e o Nasdaq, que representa ações com forte componente tecnológico, perdeu 3,20%. Enquanto isso, o índice S&P 500 expandido, que representa as 500 maiores empresas de Wall Street, perdeu 2,81%.

Esse declínio em 1º de maio (que não é feriado nos Estados Unidos) ocorre após os principais índices terem resultado positivo em abril, com ganhos mensais não vistos em anos, após o colapso de mais de 20% em primeiro trimestre devido à incerteza global da pandemia.

Em abril, o Dow Jones valorizou 11,1% e o S&P 500 12,7%. Ambos os índices registraram seu melhor desempenho mensal desde 1987. Por sua vez, o Nasdaq subiu 15,4%, seu melhor mês desde 2000.

Esses movimentos do mercado de ações ocorreram simultaneamente com um colapso histórico da atividade, no meio de uma economia afetada pela pandemia de coronavírus e com os Estados Unidos liderando as taxas de contágio e mortes em todo o mundo.

No primeiro trimestre, o país do norte teve uma queda de 4,8% em seu PIB no primeiro trimestre do ano. Esta é a maior queda desde a Grande Recessão de 2008. Ao mesmo tempo, já existem 30 milhões de pedidos de seguro-desemprego.

No entanto, após a recuperação das bolsas de valores em abril, esta semana o Dow Jones e o S&P 500 caíram 0,2% e o Nasdaq 0,3%.

O principal elemento que impactou as perdas em Wall Street foram as declarações do presidente Donald Trump, ameaçando impor novas sanções contra a China. O presidente se apoiou em indícios de que o novo coronavírus vem de um laboratório na cidade chinesa de Wuhan.

"Parece incrível que ele opte por voltar à frente agora, dado o estado da economia, mas Trump parece querer colocar ataques à China no centro de sua nova campanha eleitoral", disse Karl Haeling, da LBBW.

Várias das principais empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova York apresentaram resultados negativos, incluindo a Amazon (-7,60%), que alertou que investirá os US $ 4 bilhões em lucro operacional que prevê ter neste primeiro trimestre no gerenciamento da crise, e Apple (-1,61%), que evitou a comunicação de previsões para o trimestre atual.

"A desaceleração do mercado não está tão relacionada à decepção (gerada pelos anúncios das empresas), mas às ações de Trump", disse Patrick O’Hare, da Briefing.

Por sua vez, as ações das empresas argentinas listadas em Wall Street foram mais afetadas nesta sexta-feira. Com exceção do Mercado Libre, todos os papéis afundaram, com perdas de até 11,3%, principalmente IIRSA e Central Puerto.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias