×

CRISE NA INDÚSTRIA | Volkswagen e Mercedes Benz preparam mais ataques aos operários do ABC

No última dia 02, as montadoras Volkswagen e Mercedes Benz anunciaram novos ataques aos trabalhadores. Mesmo ambas tendo aderido ao Plano de Proteção ao Emprego (PPE) reduzindo a jornada de trabalho e os salários dos trabalhadores, a ganância e a sede por lucros capitalistas afastará mais 800 operários da Volkswagen que entrarão em layoff. Na Mercedes Benz, como anunciado em carta aos trabalhadores, a partir do dia 17 de fevereiro 1.500 operários entrarão em licença remunerada por período indeterminado, isto é 15% do efetivo de 10 mil operários que a planta de São Bernardo do Campo comporta.

Virgínia GuitzelTravesti, trabalhadora da educação e estudante da UFABC

quinta-feira 4 de fevereiro de 2016 | 01:50

Enquanto na página oficial do sindicato dos metalúrgicos do ABC (SMABC) não se encontra uma palavra sequer sobre os layoff e licenças remuneradas, o editorial do sindicato neste mês é especial em defesa de Lula frente a nova etapa das investigações da Lava Jato.

Na Volkswagen, este novo ataque se soma ao layoff de 1.200 operários em Janeiro, que passou sem resistência alguma da direção cutista.

PPE previne demissões e ataques?

O Plano de Proteção ao Emprego (PPE) foi uma medida defendida pelos dirigentes da CUT há alguns anos, inspirada nos planos de salvamento da indústria na Alemanha. Mesmo expressando um retrocesso numa histórica demanda sindical de redução de jornada sem redução de salário, os dirigentes do sindicato dos metalúrgicos defendem esta proposta como "justa", já que não partem de que todo trabalho no capitalismo é exploração e de que os salários, baixíssimos ainda mais em comparação aos lucros patronais, são a expressão máxima de que os patrões enriquecem aos custos da vida deixada pelos trabalhadores dentro das fábricas.

O PPE protege os trabalhadores ou os lucros patronais?

A indústria é o setor mais atingido pela crise econômica. Somente no ano passado, foram 5.100 metalúrgicos em layoff (suspensão temporária de contratos) e 35.600 incluídos no Plano de Proteção ao Emprego (PPE) em todo o país. Somente no ABC, o PPE representa 56%, sendo 9.300 operários da Volks, 9.800 da Mercedes Benz e 3.800 da Ford para além das auto-peças e outros setores que somando tudo chegam a 24,5 mil trabalhadores golpeados pela crise.

A CUT, que segue sendo líder na corrida para aprovar o PPE, esconde dos trabalhadores que ao invés desse programa proteger os empregos, protege os lucros patronais, que se mantém altíssimos mesmo com a imensa crise econômica que atravessa nosso país. Além disso, não preparam os trabalhadores para que enfrentem consequentemente os ataques de governos e patrões, a única maneira de garantir os postos de trabalho frente a crise é a partir da mobilização e da demonstração da força daqueles que realmente movem a economia e tudo produzem. Não existe um “bom ajuste” para os trabalhadores por isso, se a demanda de trabalho está menor que sejam reduzidas as horas de trabalho sem redução se salário e que o custo dessa medida seja pago com os lucros milionários acumulados pelas montadoras em todos os últimos anos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias