×

Greve na RedeTV! | Você odeia o Sikêra Junior? Os trabalhadores em greve da RedeTV! também. Apoie essa luta!

Em greve desde o dia 31/08, trabalhadores da RedeTV! têm de se enfrentar não apenas com o dono da empresa, mas também com bolsonaristas como Sikêra Júnior, que em seu programa semana passada zombou dos grevistas da emissora, com placas em que se lê “CPF cancelado”.

quinta-feira 9 de setembro | Edição do dia

Operadores de câmeras, roteiristas, trabalhadores das cozinhas, camareiras e outros setores da RedeTV! estão em greve desde o dia 31/08, exigindo reajuste salarial (que não ocorre há 4 anos) além de outras pautas como pagamento do FGTS atrasado e cumprimento do dissídio. Enquanto isso, Marcelo de Carvalho, um dos donos da emissora, está de férias pela Europa, e apresentadores como Sikêra Júnior destilam seu ódio contra os trabalhadores.

Sikêra Júnior, apresentador de um programa bastante sensacionalista e conhecido por suas suas declarações homofóbicas, em uma performance reacionária assediou os trabalhadores que estão em greve, chamando outras pessoas ao palco e cantando "Ei, você! Que está na porta da Rede TV", se referindo ao piquete dos trabalhadores em frente à fábrica. Conforme relatamos aqui, as pessoas que foram chamadas ao palco estão com placas em que se lê "CPF cancelado" se referindo aos grevistas, em uma clara ameaça de que poderiam ser demitidos por lutar pelos seus direitos, e até mesmo uma ameaça de morte: o termo “CPF Cancelado” é termo miliciano para designar o assassinato de alguém.

Veja o vídeo de Sikêra Jr. completo:

Os funcionários da RedeTV! relatam uma série de situações de assédio por parte da chefia e de alguns apresentadores como este, além de relatarem condições muito precárias de trabalho, com jornadas extenuantes e desvio de função. Esses trabalhadores dão o sangue todos os dias para manter o funcionamento dessa emissora, que os retribui com salários baixos e sequer está pagando seus direitos mínimos. Além disso, por responsabilidade e escolha ideológica dos donos da emissora (financiados por Bolsonaro), os funcionários precisam trabalhar na produção de conteúdos que são um desserviço para a população, como o caso desse programa de Sikêra Junior.

Uma enorme emissora como essa deveria servir como transmissora de informações e conteúdos que fossem relevantes para a grande maioria da população, que são os trabalhadores e trabalhadoras, milhares de mulheres, negros e negras, LGBTs. Uma maioria que repudia os ataques preconceituosos e trabalhistas defendidos por Sikêra e Marcelo de Carvalho, apoiados e financiados por Bolsonaro.

A greve desses trabalhadores contra a direção dessa empresa é uma importante pedra no sapato desses patrões reacionários, se embatendo contra todo esse conteúdo que querem enfiar goela abaixo dos brasileiros. Um conteúdo que com certeza seria muito melhor se não fosse tirado da cabeça de Marcelo de Carvalho ou Sikêra Júnior, mas sim pensado e elaborado pelos trabalhadores e trabalhadoras, a partir das necessidades da população.

Nós do Esquerda Diário damos total apoio à luta dos trabalhadores da REDE TV! em greve. Chamamos todos a acompanharem e apoiarem essa luta que aponta o caminho do enfrentamento a todos os ataques e medidas de Bolsonaro, Congresso e governadores que tentam fazer com que sejamos nós, a classe trabalhadora, que pague os custos da crise capitalista. É preciso unificar os focos de luta para fortalecer uma via de independência de classe dos trabalhadores, e combater com os métodos da luta de classes os ataques aos direitos e as condições de vida dos trabalhadores.

Envie sua foto em apoio à greve:

envie sua foto escrito "Todo apoio a greve dos trabalhadores da RedeTV!", seja do seu local de trabalho, de estudo ou de casa em apoio a essa luta para o e-mail [email protected] O Esquerda Diário vai organizar a publicação de todas as imagens de apoio aos trabalhadores da REDE TV.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias