VIOLÊNCIA POLICIAL

Video mostra PM atirando a queima roupa em jovens encontrados mortos em Belford Roxo

O vídeo apresentado no fantástico, neste domingo (13/12), mostra a abordagem dos policiais militares a dois jovens, Edson Arguinez Junior, de 20 anos, e Jordan Luiz Natividade, de 18 anos, que foram encontrados mortos em outro local. Eles serão enterrados hoje, segunda-feira (14) no Cemitério da Solidão, também em Belford Roxo.

segunda-feira 14 de dezembro de 2020| Edição do dia

Crédito da imagem: Latuff

Mais dois jovens negros foram mortos pela polícia militar em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo imagens divulgadas, gravadas na madrugada por câmeras de segurança, comprovam que os policiais atiraram em direção aos dois jovens que passavam de moto, sem nenhum motivo aparente. Em seguida, os dois caem. Um dos oficiais chuta nas costas de um deles. É registrado pelas imagens também que Edson e Jordan saíram com vida do local, algemados em companhia dos policiais e entraram em uma viatura à 1h15. Os corpos dos jovens, foram encontrados na tarde de sábado, a menos de três quilômetros do local do disparo seguido de abordagem. Mesmo com as imagens, os PMs negam que houve disparo, mas diante das imagens os dois policiais militares foram presos.

Jordan Luiz Natividade, de 18 anos morava com a mãe, o padrasto e a irmã menor em São Bernardo, Belford Roxo. Cursava o ensino médio, fazendo aulas online na Escola Municipal Manoel Gomes e ajudava o padrasto. Segundo relato de Renata, mãe de Edson, o filho era brincalhão, alegre e amoroso, gostava muito de jogar futebol.

Mais dois jovens negros que tiveram suas vidas interrompidas pela violência policial que se apoia no racismo estrutural para legitimar essa violência cotidiana que tira da juventude negra o direito de viver!

O Rio de janeiro, que tem uma das polícias mais assassinas do mundo, e esse ano, nem a pandemia que vem assolando o estado, com fila para ter acesso aos leitos de UTI, fez com que as incursões policiais cessassem. Pelo contrário, o estado chegou ao número absurdo de aproximadamente 5 vítimas por dia, somente nos 5 primeiros meses do ano, num total de 741 mortes. Este número é o maior registrado em 22 anos.

Veja o vídeo aqui:




Tópicos relacionados

Brutalidade policial   /    Racismo de Estado   /    Racismo Estrutural   /    Racismo Policial   /    Racismo   /    Violência policial   /    [email protected]

Comentários

Comentar