Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Vídeo: Frente Ampla ou Frente Única de Trabalhadores: Um debate de Estratégia à luz de Trótski

Imagem: Alexandre Alves

Vídeo: Frente Ampla ou Frente Única de Trabalhadores: Um debate de Estratégia à luz de Trótski

Em mais uma iniciativa para difundir a obra e o pensamento de Leon Trótski, as edições Iskra, apresentam o livro A Internacional Comunista depois de Lênin – Stálin, o grande organizador de derrotas. Esta importante obra reúne os documentos que a Oposição de Esquerda apresentou prévia e posteriormente ao VI Congresso de uma Internacional Comunista já burocratizada sob a direção de Josef Stálin. Não pôde ser discutido devido à censura da burocracia, contudo, foi bem-sucedido em causar impacto em diversos militantes de distintos países. Desse modo, apesar de todas as perseguições, deportações e prisões que se abatiam sobre a Oposição, assentou as bases para a fundação da Oposição de Esquerda Internacional.

Leon Trótski escreveu esses documentos no desterro em Alma-Ata, mas só pôde reunir toda a documentação quando se encontrava no exílio na Turquia. A burocracia, longe de silenciar a Oposição, também não pôde impedir Trótski de ultrapassar as fronteiras com suas críticas, tanto no que se refere à “teoria” de Stálin do “socialismo em um só país” quanto às lições dos acontecimentos principais do momento, como a greve geral inglesa de 1926 ou a Revolução Chinesa de 1925-1927, lições que permitiriam um ano depois generalizar para todos os países sua teoria da Revolução Permanente.

Com prefácio para a edição brasileira elaborado por Edison Urbano, estudioso da vida e obra de Leon Trótski, o Grupo de Estudos do Nordeste no Campus Virtual do Esquerda Diário promoveu um importante debate para a apresentação da obra. Na atividade Frente Ampla ou Frente Única de Trabalhadores: Um Debate de Estratégia à Luz de Trótski, Edison Urbano desenvolve os aspectos fundamentais deste tema, mostrando a atualidade e vitalidade do pensamento de Trótski.

Veja aqui o vídeo da atividade

O livro A Internacional Comunista depois de Lênin – Stálin, O Grande Organizador de Derrotas pode ser adquirido com 20% de desconto de lançamento no site da Editora Iskra


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Trotskismo]   /   [Stalinismo]   /   [Frente Única Operária]   /   [Joseph Stálin]   /   [Leon Trótski]   /   [Edições Iskra]

Comentários