Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Vídeo]: Coronavírus e a crise econômica internacional

[Vídeo]: Coronavírus e a crise econômica internacional

Como parte do projeto multimídia do portal Esquerda Diário, também o Ideias de Esquerda agora contará semanalmente com vídeos e debates teóricos.

Nessa edição, Iuri Tonelo analisa a relação entre o coronavírus e a crise econômica internacional, buscando a conexão entre o elemento biológico da doença e os fatores sociais que a agravam, trazendo dados sobre a crise econômica nas distintas potências e também no Brasil, buscando desvendar os porquês de tamanho impacto do vírus no capitalismo atual, e voltando para isso ao período que se abre com a crise de 2008 e o conjunto de seus efeitos, na economia e no mundo do trabalho.

Ao final, o sociólogo aponta quais seriam as alternativas para evitar as milhares de mortes fruto da COVID-19, questionando a irracionalidade do capital e seu controle da produção escancarada em momentos de crise como esse.

Iuri Tonelo é doutor em sociologia pela Unicamp. Atualmente é pesquisador no pós-doutorado na USP, estudando reestruturação produtiva e uberização. É autor do livro “A crise capitalista e suas formas”.

Assista abaixo:


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Coronavírus]   /   [Crise capitalista]   /   [crise econômica]   /   [Economia]   /   [Internacional]

Comentários