×

Em dezembro | Vem para o Encontro Nacional de Juventude: “Ideias Trotskistas para revolucionar o mundo”

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, acontecerá no Rio de Janeiro o Encontro Nacional de Juventude “Ideias Trotskistas para revolucionar o mundo” impulsionado pela Juventude Faísca e Esquerda Diário. Com mesas e atividades, o Encontro buscará debater qual juventude e organização no movimento estudantil precisamos hoje para enfrentar a miséria capitalista aprofundada pela crise e o governo reacionário de Bolsonaro e Mourão. Saiba como participar abaixo.

terça-feira 9 de novembro | Edição do dia

Vivemos em tempos reacionários no Brasil. Bolsonaro, Mourão e seus aliados, para garantir o lucro dos empresários, do agronegócio e dos grandes capitalistas, convencer a juventude que nosso futuro é pedalar por 14 horas em cima de uma bike com uma bag nas costas e nunca entrar na universidade. Damares e as igrejas evangélicas fazem de tudo para controlar o corpo das mulheres e disseminar o ódio às LGBTQIA+. O agronegócio promove o aquecimento global e destruição ambiental do Cerrado, da Amazônia e tantos outros, enquanto extermina os povos indígenas e quilombolas. Reina o obscurantismo na ciência e na cultura, com Bolsonaro junto da direita, do STF e do Congresso aprovando cortes nas universidades, sucateando a permanência e a pesquisa, e dificultando ainda mais o nosso acesso à universidade.

Essa situação escancara ainda mais a decadência histórica do capitalismo a nível internacional, aprofundada com a pandemia. Mais de 600 mil mortes pela pandemia, fome, desemprego e precarização do trabalho: a crise atual golpeou a classe operária, os setores mais oprimidos e em particular a juventude - não à toa é ela quem está no desemprego, na informalidade ou em postos hiperprecários de trabalho. Enquanto isso, as universidades criam conhecimentos e tecnologias das mais avançadas possíveis, mas que servem à propriedade privada capitalista que ataca os operários e a juventude, ao mesmo tempo em que barram o acesso de milhões de jovens com o filtro racista do vestibular e cortam a permanência.

O capitalismo e seus governos fazem de tudo para arrancar nosso futuro. Porém, nós somos a juventude que está lado a lado com a classe que move o mundo: a classe trabalhadora. Somos parte da geração que não aceitou todos esses ataques de cabeça baixa, fizemos os capitalistas tremerem com o Tsunami da Educação, com a rebelião chilena de 2019, e com o levante histórico no coração do imperialismo contra o racismo e a violência policial junto ao movimento do Black Lives Matter. Somos a juventude que quer destruir esse sistema que se alimenta da nossa miséria e se baseia na exploração e opressão da maioria. Queremos revolucionar a sociedade para construir uma vida que valha a pena ser vivida.

É, nesse sentido, que nós da Faísca, um coletivo marxista revolucionário, e o Esquerda Diário convidamos todos es jovens trabalhadores, negras e negros, LGBTQIA+ e estudantes do país que não aguentam mais a miséria capitalista e procuram uma alternativa para virar a mesa em favor da nossa classe para participar do nosso Encontro Nacional que acontecerá nos dias 10,11 e 12 de dezembro no Rio de Janeiro.

O Encontro Nacional será organizado em função de todos os cuidados e medidas de segurança sanitária. Entendemos que é urgente que façamos o debate de qual é a juventude e movimento estudantil que precisamos hoje. E para isso o encontro contará com mesas e atividades de debate e lazer para nos munir das mais profundas lições estratégicas do marxismo revolucionário de nosso tempo, que acreditamos ser o trotskismo.

Pensar a continuidade do programa e estratégia do marxismo revolucionário no século XXI, pensar “ideias trotskistas para revolucionar o mundo”, é mais do que necessário, assim como o papel que a juventude pode cumprir ao lado da classe trabalhadora. Não vai perder, né?

Ficou interessado? Se inscreva neste formulário e te enviaremos um email ou mensagem no número de contato sobre as informações de lugar e horário.

Contribua para as reflexões sobre qual juventude marxista precisamos hoje. Envie ela para a Faísca ou Esquerda Diário.

Nos acompanhe pelo Instagram:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias