×

Barragens | Vallourec havia feito obra sem licença ambiental na barragem ligada a mina Pau Branco

Em maio de 2021, a empresa Vallourec, responsável pela mina Pau Branco, cuja barragem apresentou vazamento na manhã deste sábado, havia feito obra de adequação do vertedouro da barragem Santa Bárbara, na região de Brumadinho/Piedade do Paraopeba, sem licença ambiental.

sábado 8 de janeiro | Edição do dia

A obra se deu após o nível de segurança da barragem ter se elevado de 0 para 1, após inspeção da Agencia Nacional de Mineração - ANM e por isso, segundo a empresa, a necessidade de ampliar a vazão de água da estrutura. A classificação do nível de segurança de barragens vai de 0 a 3, sendo que, 0 significa totalmente segura e 3 é o estado crítico da estrutura, com risco eminente de rompimento.

Contudo, líderes comunitários questionaram a versão da empresa na época, afirmando que não havia sequer licenciamento para a realização da obra. O representante da comissão SOS barragem, criado em 2019, após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), na Mina Córrego do Feijão, Reginaldo de Souza Rosa, a barragem Santa Bárbara possui uma grande quantidade de sedimentos de minério, um verdadeiro repositório de lama tóxica.

“Nós estamos falando de uma barragem com mais de 20 anos e que mais de 60% dela são de sedimentos. O que nós queremos é que esta barragem seja descomissionada e que Piedade do Paraopeba e região fique totalmente livre deste tormento, de conviver diariamente com isso sobre nossas cabeças. Já vivenciamos este trauma de perto, com o rompimento da barragem da Vale, e não queremos e não podemos aceitar isso mais em nossas vidas", afirmou Reginaldo. Veja na íntegra a nota publicada pela associação na época.

No caso do crime de Brumadinho, a Vale até hoje segue impune por essa tragédia, um dos maiores desastres ambientais do pais e do mundo, assassinando milhares de famílias e os trabalhadores da empresa, por conta do descaso e da ganância capitalista. A Vale não só não indenizou devidamente as famílias como seguiu lucrando nesse período.

A Vallourec é uma multinacional que foi responsável pela demissão de uma série de demissões de metalúrgicos entre 2016-2018, que protagonizaram uma série de greves em resposta. É mais uma beneficiada pelo perdão dos governos e do judiciário, que leva a situações como vimos na manhã de hoje, de falta de estrutura para contenção de chuvas, colocando a possibilidade de rompimento e alerta na população local.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias