Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Valéria Ribeiro: "Temos que analisar o investimento chinês na África tão criticamente quanto o europeu"

André Barbieri

Valéria Ribeiro: "Temos que analisar o investimento chinês na África tão criticamente quanto o europeu"

André Barbieri

Entrevistamos Valéria Ribeiro, professora da UFABC e doutora en economia política mundial, sobre a natureza da inserção da China no sistema capitalista global, colaboradora da recente compilação de artigos publicada no livro "China no capitalismo contemporâneo", pela editora Expressão Popular (2022).

Em meio às tensões entre Washington e Pequim em função de Taiwan, discutimos as implicações geopolíticas da disputa chinesa por nichos de acumulação capitalista no exterior, incluindo a batalha pelos semicondutores, assim como a interação entre o Estado e o capital privado chinês para determinar essa inserção (o projeto do Belt and Road Initiative).

Uma parte importante dessas características expansivas da China é a interação econômica com países de desenvolvimento capitalista atrasado, como os países da África. Debatemos as características específicas dessa incursão chinesa na África, e a necessária abordagem crítica diante de seus efeitos, muitas vezes deletérios para os países receptores de financiamento, que encontram subordinação política por trás de determinadas melhorias em sua malha de infraestrutura. Como disse Valéria, "temos de analisar criticamente os investimentos chineses na África, da mesma maneira como fazemos com os investimentos europeus".

Em base a essa projeção externa, debatemos também quais mudanças podemos observar na atual etapa capitalista do desenvolvimento da China a tão alardeada "geopolítica Sul-Sul", que distintos governos nacionalistas latinoamericanos enalteciam, enquanto preservavam os pilares da subordinação às economias imperialistas ocidentais, em primeiro lugar os Estados Unidos, para além de certa retórica opositora a Washington.

Tomando as transformações no padrão de acumulação chinês, abordamos em seguida algumas consequências desse inserção internacional para a classe trabalhadora chinesa e mundial.

Veja a entrevista na íntegra:


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Guerra na Ucrânia]   /   [Guerra comercial EUA x China]   /   [África]   /   [China]   /   [Europa]

André Barbieri

São Paulo | @AcierAndy
Cientista político, doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é editor do Esquerda Diário e do Ideias de Esquerda, autor de estudos sobre China e política internacional.
Comentários