É urgente unificar a força dos trabalhadores, da juventude e dos setores oprimidos para lutar contra a mineração predatória.
Redação
Pela manhã de ontem (13/04) seguranças armados impediram a entrada e saída de pessoas da aldeia Arapoã krakyá, do povo Xukuru Kariri, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte. É necessário defender a demarcação de terras indígenas no marco da autodeterminação dos povos originários! Contra (...)
Os moradores voltam às suas casas buscando pertences e animais de estimação que ficaram para trás.
O governo de Minas Gerais comandado por Romeu Zema (Novo) assinou nesta quinta um acordo que prorroga o prazo para as mineradoras eliminarem as 41 barragens a montante existentes no Estado - do mesmo tipo de Mariana e Brumadinho.
Nesta segunda-feira ocorreu mais uma morte de um trabalhador, que se torna mais uma vida perdida em acidente durante o serviço, vítima da ganância por lucro.
As enchentes que ocorreram no início deste ano trouxeram à tona esses rejeitos que estavam sedimentados no leito do Rio Paraopeba, desde o crime da Vale em 2019.
Confira os principais temas da semana com o ED Comenta, nosso programa diário de segunda a sábado em vídeos de 2 minutos. Curta, comente e compartilhe!
A Vale compra condomínio de luxo ameaçado por atividade mineradora enquanto contesta a decisão judicial que determinou o pagamento de indenização às famílias dos trabalhadores da mineradora mortos no desastre. O valor da compra seria equivalente a três quartos do valor total das (...)
Neste dia 25 fazem três anos do crime da Vale, que segue impune. Não fiscalização pode gerar outros rompimentos.
Já fazem três anos em que o luto, a tristeza e a revolta são mais fortes em 25 de Janeiro.
Maré
A situação alarmante das centenas de municípios em Minas Gerais revela a negligência dos capitalistas que espoliam toda natureza em troca do lucro.
Odete AssisSamuel Freitas
Em uma tragédia que poderia ser evitada, 374 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte, se encontram em situação de emergência devidos à enchentes ou ao risco de rompimento ou transbordamento de barragens.
Minas tem as 3 barragens de Forquilha III, Sul Superior e B3/B$ com o maior risco de desabamento do pais, todas operadas pela mineradora Vale.
Moradores da cidade de Macacos (MG) compartilharam vídeo de correnteza de lama invadindo a cidade, e suspeitam de rompimento do dique da mineradora Vale na região.
Reproduzimos aqui, declaração da professora em Minas Gerais, Flavia Valle, dirigente do MRT e editora do Esquerda Diário.
Enquanto eu e você torramos os nossos salários no supermercado e no posto de gasolina, os acionistas privados das duas gigantes Petrobrás e Vale estão nadando em dinheiro nesse 2021. Com a gasolina a R$ 8,00, quem lucra são eles.
Júlio Dandão
Nesta sexta-feira (5), completam seis anos da tragédia de Mariana, a face mais cruel e mais ilustrativa de como o capitalismo lucra com a morte e a miséria do povo, bem como a destruição ambiental, tudo pelo bolso do empresariado
Nesta quinta-feira (21) completa-se 1000 dias do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), ainda sem previsão para de término das buscas, assim como sem alguma responsabilização de seus culpados.
Calvin de Oliveira