×

"ABOLIÇÃO DOS GASTOS DE REPRESENTAÇÃO" | Uma tradição inspirada na Comuna de Paris e em Lênin

terça-feira 5 de maio de 2015 | 01:00

Essa política que impulsionamos no Brasil e na Argentina se inspira na Comuna de Paris de 1871, o primeiro governo operário da história, que em sua curta duração (de 18 de março a 28 de maio) deixou uma série de lições e bandeiras de luta da classe trabalhadora.

O dirigente da Revolução Russa, Vladimir Lênin, assim valorizava o decreto adotado pelos operários parisienses sobre o salário dos funcionários públicos: “é singularmente notável uma das medidas decretadas pela Comuna, que Marx destaca: a abolição de todos os gastos de representação, de todos os privilégios pecuniários dos funcionários, a redução dos salários de todos os funcionários do Estado ao nível do “salário de um operário”. Aqui é precisamente onde se expressa de um modo mais evidente a viragem da democracia burguesa à democracia proletária, da democracia da classe opressora à democracia das classes oprimidas” (O Estado e a Revolução).

Junto com isso os operários parisienses decretaram a revogabilidade dos cargos elegíveis. Desta maneira, a função de da representação política fica colocada sob a vigilância atenta dos trabalhadores e do povo pobre, que decidem democraticamente a continuidade ou a interrupção de suas funções de acordo a se cumprem ou não com seu mandato.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias