×

Chile | Um mês após assumir o cargo, aumenta a reprovação do governo de Gabriel Boric

Pesquisa do Cadem dá ao mandatário 40% de aprovação, outra do Pulso Ciudadano aponta 27,8% de aprovação. Quais os motivos da crescente impopularidade daquele que ascendeu com a promessa de herdar as esperanças pelo fim do Chile neoliberal?

terça-feira 19 de abril de 2022 | Edição do dia

A vitória de Gabriel Boric na eleição presidencial gerou grandes expectativas que, com o passar dos dias desde sua posse, fermentaram uma crescente insatisfação por não serem atendidas.

A pesquisa divulgada pelo Cadem revelou a perda de apoio da gestão presidencial. Em seu "track semanal", a pesquisa de opinião conferiu à gestão do presidente chileno 40% de apoio e 50% de reprovação,um aumento de 9 pontos percentuais em uma semana.

A pesquisa mostra um aumento de 30% na desaprovação desde que Boric assumiu o cargo de chefe de Estado. A sondagem revelou ainda que os segmentos onde se registam as maiores reprovações são as pessoas entre os 35 e os 54 anos (61%), dos sectores médios (56%) e baixos (54%), que se identificam com a direita (80%) e independentes (59%) e que votaram em José Antonio Kast (86%) ou não votaram (58%).

Outra pesquisa, da Pulso Ciudadano, indica que a aprovação do novo presidente chega a 27,8%, enquanto sua reprovação subiu para 51%, número semelhante ao do Cadem.

Uma "decolagem com turbulência" definiu o presidente no primeiro mês de seu mandato que foi atravessado por questionamentos e pelo enfraquecimento de sua ministra do Interior, Izkia Siches, depois que anunciou um investimento milionário em mais repressão em Wallmapu, sul do Chile, e a criação de um novo sistema de inteligência estatal. Isso adicionou fraqueza ao novo governo autodenominado "antineoliberal", que passou a vivenciar disputas internas entre as "duas coalizões" sobre as quais o governo busca alcançar a estabilidade. Mais fundamentalmente, a dificuldade que o Boric encontra é a inexistência, ainda, de bases sólidas para alcançar uma “transição” política pacífica e institucional que acabe deixando para trás os efeitos da revolta de 2019.

As disputas entre as "duas coalizões" que Boric busca integrar em seu governo nada mais são do que a expressão da tentativa de unir os setores que conformam a plataforma Apruebo Dignidad, que o levou à presidência e composta principalmente pela Frente Ampla e pelo Partido Comunista (PC), com setores da ex-Concertación (coalizão que, por exemplo, levou Michel Bachellet à presidência), especialmente o Partido Socialista (PS).

Esta tentativa de integração foi selada com o anúncio do gabinete, que tem ministros do Apruebo Dignidad e do PS na primeira linha, e de outros partidos da antiga Concertación -como o Partido para a Democracia (PPD)- na segunda e terceiras linhas.
Assim, o novo governo ficou tensionado entre o reformismo do PC e o progressismo neoliberal do PS (parte fundamental na manutenção do modelo neoliberal questionado pela rebelião do final de 2019), como expressão de forças econômicas, sociais, políticas e culturais que atravessam Chile pós-revolta.

Essas tensões internas ganham mais peso quando a inflação no Chile, que chega a 9,4% ao ano, os efeitos da pandemia e o golpe na economia global devido à invasão russa da Ucrânia, geram turbulência na situação econômica de milhões de chilenos, muitos dos quais votaram em Boric com a expectativa de uma mudança mais profunda.
Diante dessa situação, o governo que durante a campanha prometeu o "Fim das AFPs" (sistemas de previdência privada), caminhou para uma moderação à "direita" e hoje luta para que sua própria coalizão não aprove, no Congresso, a possibilidade de as pessoas fazerem uma quinta retirada antecipada de seus fundos. A mudança de posição tem sido desconcertante para muitas pessoas, somada à rejeição popular gerada pelo resgate que o governo acabou fazendo às administradoras dos fundos de pensão.
.
Como afirma Pablo Torres em artigo publicado aqui, "As pressões no regime, nos meios de comunicação e no empresariado, procuram deslocar para a direita o cerco da situação e do governo. Os apelos à demissão de Siches, as questões para reforçar a ordem pública e a polícia, a criminalização do protesto, a instalação do discurso de delinquência, do terrorismo no sul, os golpes à Convenção Constitucional de todas as grandes figuras do regime como Ricardo Lagos, as ameaças – por parte da Fazenda, banqueiros, meios de comunicação e empresas - de uma inflação desenfreada caso se aprove um novo saque da aposentadoria, o discurso de "austeridade" e apertar os cintos. Todo esse movimento nas alturas é direcionado à direita: moderar as reformas e fazê-las gradualmente, para não prejudicar as grandes empresas.

A perda de apoio vivida pela gestão de Gabriel Boric é uma expressão dos limites do projeto "antineoliberal progressista" que ele procurava representar e que, por enquanto, é mais neoliberal progressista do que qualquer outra coisa, determinado a não fazer mudanças profundas que gerem descontentamento de empresários e outros setores do poder.

Somado às condições econômicas desfavoráveis ​​(não há superciclo de cobre que garanta muitos dólares, nem vento favorável, enquanto o investimento está caindo), o aumento da inflação histórica em 30 anos, no Chile e no mundo, são as "turbulências" a que Boric se referiu. Mas o atual presidente responde com as velhas receitas neoliberais, buscando “esfriar” a economia ao custo de diminuir o consumo da massa e evitar tocar nos lucros dos empresários.

Enquanto cada simbologia de Boric busque dialogar com o povo através da “sua” esquerda, em cada gesto real, cada fato, o governo leva a agenda para a direita, sem responder às expectativas de milhões que o apoiaram.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias