×

PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE | "Um empresário não vai ter compromisso de colocar água dentro da comunidade" diz trabalhador da CEDAE

Trabalhadores da CEDAE, moradores de favela e representantes de movimento das favelas, além de manifestantes contra a privatização da empresa denunciaram ontem(29) em ato na ALERJ a política que vem sido tomada pelo governo do estado e prefeitos.

sexta-feira 30 de abril de 2021 | Edição do dia

No dia de ontem em ato na ALERJ, varios trabalhadores, manifestantes e representantes de movimentos de favela denunciaram a privatização, um deles um trabalhador concursado da CEDAE disse:

"Sou funcionário concursado da CEDAE, a nossa luta esta desde 2017, contra a privatização da CEDAE brigando com a polícia, brigando com o Estado e hoje pra finalizar eles queriam privatizar e nós conseguimos reverter a situação por enquanto, mas se Deus quiser, nós vencemos a batalha mas vamos ganhar a guerra."

Em outro momento que pode ser visto em nossa live do Facebook acompanhando o ato, outro manifestante e lutador contra a privatização nos concedeu uma rápida entrevista, veja mais abaixo:

Esquerda Diário: Você é do Movimento de Favelas ou trabalhador da CEDAE?

F.: Não, eu sou o responsável pelo elo entre comunidade e movimento de não privatização da CEDAE.

ED: Fala pra gente um pouco sobre o porquê estão aqui hoje?

F.: A verdade é, que saindo a questão da privatização, ela mexe com aquilo que nós podemos chamar de subsídio cruzado, se esse subsídio cruzado deixar de existir, consequentemente um empresário ele não vai ter compromisso de colocar água dentro da comunidade e ai como é ficará essas comunidades que não tem condição de pagar água, terminando também, entendeu, a tarifa social, como ficará os bairros mais carentes? Essa explicação, o poder público que quer privatizar a CEDAE, o poder que quebrou o Marco do Saneamento, tornando possível essa privatização, eles não explicam 1 terço da população, como ficará o saneamento dentro dessas comunidades, desses bairros mais carentes. Em contrapartida, os prefeitos sumiram, foi destinado para eles uma cota pra que eles concordassem com isso, sendo eles o poder concedente, a pergunta que fica é: Essa cota que eles receberam, saneara todas as comunidades quando eles saírem do poder? E pra onde eles querem levar essa cota? Então, por isso a comunidade se faz presente, pra dizer: NÃO, nós não queremos a privatização.

Também foram entrevistados representantes de favelas que estavam no ato, veja as falas transcritas aqui:

ED: Estou passando a palavra para um representante de favela.

RF: Estou aqui agora nesse momento representando minha comunidade Engenho da Rainha com realização (?) da cedae, então estamos aqui agora nesse momento, queremos água, fora mercenário, fora mercenário!

RF: To aqui representando minha comunidade Vila Kennedy, queremos uma água digna de gosto bom e cheiro agradável e defendendo a não privatização, que é um direito do povo, é um direito nosso, o povo tem que se ser consultado e o povo ta vindo pra rua dizendo que não quer a privatização, porque tem muito trabalhador lá dentro competente, não precisa demitir trabalhador que ta 10, 20, 15 anos dentro da CEDAE, pra trazer de fora pra nossa casa não, quem tem que limpar nossa casa somos nós, e é não! E saúde de qualidade, educação de qualidade, vacinação pro povo. O tempo que quer privatizar, vai da vacina pro povo, ta aqui ó sem vacina, toma vergonha na cara e vai vacinar o povo, dá água de qualidade, educação é o que o povo merece, respeito.

Viva a luta dos trabalhadores da CEDAE!

A CEDAE É DO POVO, NÃO À PRIVATIZAÇÃO!

💬 Quer denunciar ou relatar a mobilização em seu local de trabalho? Mande seu relato para +55 11 97750-9596
E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias