×

OS GARIS DA COMLURB E A CASA MARX NA LAPA | Um convite aos garis, que fizeram o Rio e o Brasil tremer, para tomar a Casa Marx da Lapa!

Nesse dia 17, na inauguração da Casa Marx da Lapa, uma das grandes lutas que queremos lembrar e retomar lições é a histórica greve dos garis da Comlurb de 2014. O documentário inédito “Não tem arrego”, de Juan Pablo Diaz Vio, irá trazer um pouco dessa história. Queremos chamar os garis para fazer da Casa Marx o seu local de organização e confraternização.

quarta-feira 14 de março de 2018 | Edição do dia

Ainda antes que existisse o Esquerda Diário, alguns de nós tivemos a honra de participar ao lado dos garis da histórica greve de 2014, desde o primeiro dia de carnaval. Uma verdadeira rebelião negra que botou de joelhos os patrões da Comlurb, o governo e também o sindicato que tentou de todas as formas acabar com a luta.

As lições dessa grande batalha da classe trabalhadora ainda ecoam até hoje. O seu grito de guerra, “Não tem arrego”, se tornou um lema de todos os trabalhadores que de norte a sul do país levantavam em diversas greves, tomando os garis do Rio como um exemplo a ser seguido. Não é à toa que mesmo hoje, quatro anos depois, quando um combate de classes se levanta, como acontece agora com os professores da rede municipal de São Paulo em luta contra a reforma da previdência de Doria – o Sampaprev – o grito de guerra “não tem arrego” volta a ecoar, mostrando que o espírito e o exemplo da greve da Comlurb segue colocando lenha na fogueira das lutas dos trabalhadores.

Para nós que construímos a Casa Marx com a intenção de que seja um local de organização dos trabalhadores, de encontros e debates, de formação política e de cultura, o exemplo da greve dos garis é fundamental. Orgulhosamente pudemos estar ombro a ombro com esses companheiros e aprender com a sua luta, que fora cuidadosamente preparada por meses até estourar em pleno carnaval carioca, deixando de cabelos em pé os governos e patrões.

Por isso também será lançado, no mesmo dia da inauguração da Casa Marx da Lapa, o documentário “Não tem arrego”, para resgatar um pouco dessa história e eternizá-la, com depoimentos de seus protagonistas. Veja abaixo o trailer:

Queremos fazer um convite especial a todos os garis para que estejam nesse sábado junto conosco nesse momento de inauguração desse espaço, a Casa Marx da Lapa, que será um novo ponto de apoio para seguir apoiando ativamente cada passo na luta dos trabalhadores contra a exploração capitalista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias