Política

OPERAÇÃO LAVA-JATO

URGENTE: Lula volta a ser elegível após Fachin anular condenações da Lava-Jato

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou nessa segunda-feira (8), todas as condenações de Lula feitas pela justiça do Paraná.

segunda-feira 8 de março| Edição do dia

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou nessa segunda-feira (8), todas as condenações de Lula feitas pela justiça do Paraná.

Com essa decisão, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, tendo perdido seus direitos políticos após decisão de Sergio Moro, passa a ser elegível novamente.

O ministro declarou incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula. Decisão é feita após uma série de mensagens vazadas entre os procuradores da Lava-Jato e o juiz Sergio Moro, escancarando uma série de manobras ilegais, arbitrárias e autoritárias para condenar Lula. O objetivo era retirá-lo das eleições de 2018.

Segundo o G1, "agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, a quem caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados."

Ainda são incertos os próximos passos, mas ainda é possível que o plenário do STF reverta a decisão.




Tópicos relacionados

VazaJato   /    Prisão de Lula   /    Julgamento de Lula   /    Operação Lava-Jato   /    STF   /    Operação PF contra Lula   /    Operação Lava Jato   /    Lula   /    Política

Comentários

Comentar