×

Campinas | URGENTE: Fazenda Roseira, patrimônio da cultura negra, é alvo de incêndio

A Fazenda Roseira, reconhecida por ser um patrimônio da cultura e da história negra em Campinas, está sofrendo com ataques sistemáticos e racistas. Há algum tempo já havia denúncias de roubo e depredação, e agora o fogo tomou conta de uma parte da fazenda, como denuncia a Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

segunda-feira 9 de agosto | Edição do dia

Imagem: Reprodução Facebook

As imagens mostram o fogo se alastrando por uma parte da Fazenda Roseira, patrimônio imaterial e material de Campinas, reconhecida por sua história de luta de resistência negra. Ainda não há informações sobre como iniciou o incêndio, mas é sabido que a Fazenda Roseira vem sofrendo com uma série de ataques racistas, com depredação, roubos, e não há nenhuma resposta da prefeitura de Campinas sobre as demandas do movimento negro em relação a segurança na Fazenda.

Há alguns anos a Fazenda já tinha sofrido com um incêndio que devastou uma parte do seu espaço e plantação. O que mostra já a precarização que vem sofrendo o espaço, além disso o espaço também é alvo da especulação imobiliária que vem avançando na região com a construção de condomínios no seu entorno.

Os ataques que vem sofrendo a Fazenda Roseira é de responsabilidade da prefeitura de Campinas que não toma nenhuma medida, como questões básicas de iluminação na região, que vem sendo exigida pelo movimento negro. E são ataques racistas que se ligam aos ataques do governo Bolsonaro que avança sobre o movimento negro e sua história, como podemos ver com Sérgio Camargo na Fundação Palmares.

O Esquerda Diário repudia todos esses ataques e se coloca ao lado da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e demais movimentos para garantir a existência da Fazenda Roseira.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias