Na última quarta-feira, 23, os alunos da UFRGS receberam um e-mail da reitoria no qual constava uma Portaria feita pelo reitor, que determina um horário de funcionamento reduzido das dependências da Universidade. A justificativa é o orçamento estagnado, o que o reitor não revela aos alunos é que (...)
Ricardo B
Frente ao fortalecimento eleitoral da extrema direita e os ataques dos bolsonaristas contra mulheres, negros e LGBTs, os estudantes da UFRGS buscam se mobilizar desde o início do segundo turno dessas eleições manipuladas pelo judiciário e pela Lava Jato. Quais os próximos passos para massificar essa (...)
Valéria Muller
Nesta quinta-feira (18) ocorrerá novo ato no centro de Porto Alegre às 17h, na Esquina Democrática, contra o fortalecimento de Bolsonaro. Somente através da luta e das mobilizações derrotaremos o avanço da extrema direita, o golpismo e suas (...)
Guilherme Garcia
Esse foi um dos cantos entoado por milhares nas ruas de Porto Alegre na última quinta-feira, contra Bolsonaro e tudo o que ele defende: machismo, racismo, LGBTfobia, retirada de todos os direitos da classe trabalhadora, autoritarismo, militarismo. Com essa força e disposição de luta é necessário (...)
Boa parte dos estudantes do Centro Acadêmico do curso de Teatro, decidiram paralisar as aulas no início da semana passada, e convocaram junto aos estudantes das Artes uma Assembléia Geral no IA (Instituto de Artes) para debater e discutir planos contra Bolsonaro e o avanço da extrema (...)
Redação
Na próxima quarta-feira (08), o Senado argentino votará a legalização do aborto. A força da luta das mulheres já impôs a aprovação na Câmara de Deputados. Pelo mundo todo as mulheres se organizam para ser parte desta grande batalha e as estudantes da UFRGS também precisam estar nas ruas neste dia, junto (...)
Valéria MullerAna Paula Carvalho
As cotas raciais e sociais são uma conquista do movimento negro no Brasil. Os indeferimentos de matrícula são uma forma da reitoria da UFRGS barrar o acesso dos cotistas, sendo que alguns chegaram a ter a matrícula cancelada neste ano. Na próxima quinta (09) às 12h, em frente à reitoria, ocorrerá um (...)
Redação Rio Grande do Sul
Agora, por iniciativa do Ministério da Saúde, nova modalidade de sucateamento vai ser implementada pelo país: a medicina à distância. Fecham postos de saúde e abrem um 0800 onde o paciente liga para ser diagnosticado e pode enviar foto de alguma (...)
Amanda Navarro
Desde o início do governo golpista e mesmo quando ainda se preparava o golpe, a juventude e os estudantes se opunham ao governo federal, Temer e seus ataques. Compreender esses processos deve ajudar a preparar novos embates com os golpistas, longe das ilusões petistas de conciliação. Propomos este (...)
Na última terça-feira, 17, estudantes dos cursos de artes da UFRGS se movimentaram através de panfletagens e intervenções nos diversos pontos da cidade de Porto Alegre, em protesto contra as ADPFs 183 e 293, que hoje representam um grande ataque aos trabalhadores da comunidade artística. Marcada por (...)
Ana PessotoLucas Pires
Os estudantes da UFRGS organizaram fortes blocos nos atos contra o golpe em 2016, ocuparam inúmeros cursos na universidade contra a PEC do teto de gastos, e na greve geral de 28 de abril em 2017 estiveram ao lado dos trabalhadores. Frente ao brutal assassinato de Marielle, a continuidade do (...)
Posição do Quilombo Vermelho frente ao ataque da reitoria da UFRGS às cotas e ocupação da reitoria da universidade pelo movimento negro.
Quilombo Vermelho
"Nesse congresso burocratizado, o estudante não tá representado" foi o grito que ecoou no 7º Congresso de estudantes da UFRGS neste domingo (08), denunciando a farsa orquestrada pela atual gestão do DCE (PT e UJS). Mesmo com a maioria dos estudantes se retirando, o DCE deu continuidade às votações, (...)
O 7º Congresso da UFRGS é uma farsa. Por um congresso de verdade ano que vem e uma plenária de mobilização dos estudantes esse ano!
Três instituições gaúchas aderem à greve sendo feita por 39 universidades ao redor do país, organizada pela Fasubra.
Motivos para os estudantes da UFRGS se levantarem não faltam. Junto com os professores em greve, municipários de Porto Alegre, rodoviários e população gaúcha, podemos nos organizar e combater os ataques dentro e fora da universidade.
Na última Plenária da UFRGS, impulsionada pelo Comitê de Apoio à Greve da Educação, dezenas de estudantes da UFRGS discutiram a construção de um ato na universidade contra os ataques do prefeito de Porto Alegre e do governador do Rio Grande do Sul, ambos parceladores de salário, mas também contra os (...)
Faísca - Anticapitalista e Revolucionária - RS
Nesta sexta-feira (29) ocorre o ato estadual unificado contra Sartori, construído pelos professores em greve e por diversas outras categorias do serviço público. É necessário que os estudantes da UFRGS marquem presença, reforçando seu apoio à greve dos professores e sendo parte desta (...)
Zasalamel Ferreira
Nesta quarta (28), o Centro Acadêmico dos Alunos de Filosofia da UFRGS organizou uma roda de conversa com os professores em greve, com o objetivo de erguer um comitê em apoio à greve dos professores e em defesa da educação pública. Estudantes de diversos cursos participaram e, a partir da reunião, (...)
Na próxima quarta-feira (27/9) ocorrerá uma roda de conversa com professores do estado do Rio Grande do Sul junto a estudantes da UFRGS para conversar sobre a greve que já dura mais de 15 dias. O chamado é feito pelo CADAFI - Centro Acadêmico Dos Alunos de (...)
Estudantes da UFRGS saem em apoio à greve dos professores do Rio Grande do Sul. Confira as fotos da campanha.
Todos e todas ao ato na Esquina Democrática nesta quinta, às 18 horas! Todo apoio e solidariedade à greve dos professores e trabalhadores da educação contra Sartori!
Valéria MullerBruno Carsten