×

Grupo de Estudos Marxismo e Luta de Classes | Trótski e a atualidade do Manifesto Comunista será tema de debate no SeSo UnB

Nesta próxima sexta, 26/11, às 9h30, teremos a quinta sessão do Grupo de Estudos Marxismo e Luta de Classes, impulsionado pela Faísca e o Esquerda Diário em conjunto com estudantes do Serviço Social e de toda a UnB. Dando continuidade aos debates e estudos que viemos fazendo, iremos concluir o clássico Manifesto Comunista de Marx e Engels, em seu capítulo 4, e também leremos Os 90 Anos do Manifesto Comunista de Leon Trotski.

quinta-feira 25 de novembro | Edição do dia

Ao longo das sessões debatemos o que é dialética, no que consiste o marxismo, a luta de classes e a política comunista. Na última sessão, focamos em entender o que é o comunismo: uma sociedade sem classes, sem Estado, na qual não exista opressão nem exploração a nível internacional, sob as ruínas do capitalismo mundial. É possível ver um pouco das reflexões no post que fizemos em nosso instagram:

O quarto e último capítulo do Manifesto que trataremos na próxima sessão faz um resumo geral da obra e situa qual a ação prática dos comunistas em relação a cada país. Diante dos debates surgidos nas sessões sobre a teoria marxista ser um guia para a ação do proletariado revolucionário, mas também em que medida o stalinismo se trata de uma degeneração do marxismo revolucionário, seja em termos da estratégia internacionalista eo comunista, seja em questões como o retrocesso dos direitos das mulheres, LGBTs e na democracia operária - o texto de Trótski, escrito em 1937, às portas da Segunda Guerra Mundial, dá uma enorme contribuição para nossas reflexões.

A bibliografia pode ser lida aqui e aqui.

Como parte da preparação para os debates, recomendamos os vídeos do curso sobre “O Manifesto Comunista” disponíveis no Campus Virtual do Esquerda Diário, que podem ser visualizados aqui.

Procuraremos refletir juntos sobre as seguintes questões: Quais as principais características da política comunista e como ela se expressa no internacionalismo e na relação com do proletariado com o partido? Qual a contradição na política de Marx para a Alemanha quando escreveu o Manifesto? Essa posição se manteve? Qual a atualidade do Manifesto Comunista nos dias de hoje? A partir dos dois textos, é possível dizer que o trotskismo é a continuação do legado do marxismo revolucionário?

Essas e outras questões vamos refletir juntos, a fim de pensar um movimento estudantil subversivo, comunista e pró-operário. Nesse sentido, o Grupo de Estudos vem se tornando um importante espaço de discussão e politização do curso de Serviço Social e de estudantes da UnB, buscando avançar na apropriação marxismo revolucionário como ciência e ferramenta de transformação da realidade. Assim, queremos ser estudantes sujeitos dentro da universidade para fazer uma disputa política e ideológica que busca subverter o caráter da universidade dentro da sociedade de classes, questionando o produtivismo acadêmico e a produção de conhecimento a fim de transformar a realidade e à serviço da classe trabalhadora.

Justamente por isso reiteramos o chamado a todas e todos os interessados a acompanhar os debates sobre a refundação da Juventude Faísca, bem como o convite para participar do Encontro Nacional da Faísca: Ideias Trotskistas para mudar o mundo. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 10,11 e 12 de dezembro e todes estudantes do SeSo e da UnB estão mais que convidados! Acreditamos que esse pode ser um excelente espaço de convívio de uma juventude com sede de viver e de debates profundos sobre o futuro e a revolução comunista - o que está intimamente ligado aos debates do nosso Grupo. Veja mais como será a programação abaixo:

Dessa maneira, chamamos todes a contribuírem comprando uma rifa, constituída por militantes da Faísca e independentes, para ajudar a delegação de Brasília a participar desse evento incrível! Você estará ajudando jovens com sede de ideais revolucionários e, de quebra, ainda pode concorrer a 4 livros de debate teórico marxistas!

Então não perca! Sexta, 26/11, 9h30 via Google Meets! Para mais informações envie uma mensagem para 61 99903-2711 - Luiza, estudante de Serviço Social na UnB e siga a página no grupo no instagram!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias