×

Greve dos trabalhadores da MRV | Trabalhadores em greve enfrentam MRV acusada de trabalho análogo à escravidão

A greve dos trabalhadores da MRV que dura quase um mês, luta pelo pagamento do PLR e melhores condições de trabalho. Trabalhadores se enfrentam contra a empresa de Rubens Menin, bolsonarista declarado e apoiador de todos os ataques, acusada diversas vezes de trabalho análogo à escravidão.

quarta-feira 11 de agosto | Edição do dia

Foto tirada em Americana durante investigação de trabalho análogo à escravidão da empresa MRV

A empresa, que em 2019 tinha 18 mil trabalhadores contratados é conhecida pelos escândalos envolvendo a super exploração do trabalho e participação em redes que envolvem trabalhos em condições análogas à escravidão. Uma operação realizada em 13 de maio nas cidades de Porto Alegre e São Leopoldo no Rio Grande do Sul resgatou 16 trabalhadores em situações degradantes de trabalho. Estes eram aliciados por uma empresa terceirizada pela MRV.

Situações similares já ocorreram com a empresa em Macaé (RJ), em 2014, Contagem (MG), em 2013, Americana e Bauru (SP) e Curitiba (PR), em 2011. Em 2012 a MRV foi alvo de uma representação do MPT que relacionava o crescimento meteórico da empresa à exploração irregular sistemática de mão de obra nos canteiros. Na época o acionista majoritário da empresa Roberto Menin ascendia com um dos novos bilionários do país que se beneficiavam dos acordos com o Estado, entre eles benefícios do programa "Minha Casa, Minha Vida", subsidiado pelos governos do PT.

O bilionário Rubens Menin é hoje um dos apoiadores de Bolsonaro, sendo defensor da reforma trabalhista, da previdência e da privatização dos Correios. Nada menos a se esperar de um reacionário que lucra sobre a máxima exploração dos trabalhadores.

Contra isso também pode se enfrentar e avançar a greve dos trabalhadores da MRV. Que além de lutar pelo direito à PLR justa, podem avançar para que ela seja incorporada aos salários que já são baixos. Também contra as condições de precarização, usando como método a greve que é um exemplo de como lutar contra os ataques de Bolsonaro e Mourão.

Desde o Esquerda Diário e o Movimento Revolucionário de trabalhadores viemos dando todo apoio e cobertura à essa greve, defendendo ideias para que essa greve seja vitoriosa.


Temas

Greve MRV    MRV    Bolsonaro    Greve    Campinas



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias