×

GREVE DOS CORREIOS | Trabalhadores dos correios em greve fazem ato em Belo Horizonte

Mais de mil trabalhadores dos correios se reuniram na Praça da Estação para mais um ato contra a privatização e a retirada de direitos que Bolsonaro, Peixoto e Guedes, com o aval do STF, ameaçam fazer. O ato segue pelas ruas do centro de Belo Horizonte.

sexta-feira 11 de setembro de 2020 | Edição do dia

Na manhã de hoje (11), trabalhadores dos correios, em greve a quase 1 mês, se reuniram na Praça da Estação para mais uma manifestação contra a privatização da empresa e os ataques de Guedes e Bolsonaro. O ato, que reuniu mais de mil trabalhadores de diversas regiões de Minas Gerais, começou às 11 da manhã, saindo da Praça da Estação e percorrendo as ruas do centro de Belo Horizonte com gritos de “greve, greve” e “fora, general [Floriano Peixoto]”, militar que ocupa a presidência dos Correios.

Os trabalhadores dos correios estão em greve nacional desde o dia 17 de agosto, mobilização que ocorre em resposta a um imenso ataque, que modifica 70 tópicos no acordo coletivo da categoria, e também em resposta à tentativa de privatização e à falta de condições sanitárias no trabalho durante a pandemia.

A categoria já organizou atos, ocupações e carreatas, resistindo e buscando o apoio da população, que também será altamente prejudicada com o processo de precarização, piorando os serviços prestados.

Esses trabalhadores essenciais, que nem mesmo tiveram direito a fazer quarentena, estão sendo atacados pelo governo, que faz um discurso hipócrita sobre um suposto privilégio dos funcionários públicos para avançar numa reforma administrativa que vai manter intacto os super-salários do alto escalão de militares, juízes e políticos enquanto corta direitos dos trabalhadores, garantindo a entrega de recursos públicos ao pagamento da fraudulenta dívida pública que enriquece banqueiros nacionais e internacionais.

O plano de Guedes é explicito, quer tornar as condições de trabalho da categoria ainda mais precárias, rebaixando seus direitos para baratear os custos da empresa e entregá-la a preço de banana nas mãos da iniciativa privada que vai prestar um serviço pior e mais caro à população.

Por isso, a vitória dessa greve é um grande passo para colocar contra a parede todo esse projeto de precarização e morte que promove a extrema direita. O apoio de toda a população e dos trabalhadores de outras categorias é essencial!

Todo apoio à luta dos trabalhadores dos correios! Contra a retirada de direitos e a privatização que estão sendo impostos pelo governo Bolsonaro e o autoritarismo do STF!

Acompanhe a cobertura do Esquerda Diário:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias