×

CIDADE DO MÉXICO | Trabalhadores do metrô da Cidade do México fazem greve após desabamento da ponte

O Sindicato Mexicano dos Trabalhadores do Metrô pediu a paralisação do trabalho de todas as linhas de transporte público devido às más condições e também exigiu a renúncia do diretor do sistema de transporte Florencia Serranía.

quarta-feira 5 de maio de 2021 | Edição do dia

Diante da pressão e do descontentamento dos trabalhadores do Sistema de Transporte Coletivo do Metrô (STCM), o secretário-geral do Sindicato Mexicano Homero Zavala anunciou que mais de 8 mil trabalhadores preparam greve em toda a rede devido ao péssimo estado no que são encontrados e os perigos representados pela operação nessas condições.

A convocação à greve ocorre após a indignação provocada pelo desabamento da estrutura da ponte do Metrô de Olivos na linha 12, durante a passagem de uma formação de trem na noite de segunda-feira. Oficialmente, são 24 mortos e mais de 70 feridos e que em anos anteriores o perigo iminente havia sido denunciado no trecho elevado da Linha 12 pelos próprios trabalhadores.

Em entrevista coletiva realizada ao meio-dia fora da sede da STCM, os trabalhadores denunciaram que outras linhas de transporte correm o mesmo risco por falta de manutenção, como os trechos elevados da Linha B, 5 e 9. Por isso, exigem a renúncia de a diretora de transporte Florencia Serranía, a quem acusaram de negligência.

Os trabalhadores relataram que em menos de 2 anos ocorreram 3 incidentes graves na rede, uma colisão de trem na Linha 1 de Tacubaya, em março de 2020, que deixou uma pessoa sem vida; o incêndio no Posto Central de Controle em janeiro deste ano que também ceifou a vida e o desabamento de uma parte do viaduto elevado que causou a queda de dois vagões de um trem da Linha 12.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias