×

Denúncia | Trabalhadores de Suape denunciam empresa Tecon por acidente que matou um trabalhador e deixou dois em estado grave

O Esquerda Diário recebeu denúncias anônimas diretas dos trabalhadores da Tecon que presenciaram o acidente no porto de Suape nesta quarta feira, 23/02, que causou uma morte e dois gravemente feridos.

quinta-feira 24 de fevereiro de 2022 | 18:25

Segundo as denúncias entregues ao Esquerda Diário, os trabalhadores que atuavam nos desmonte da estrutura metálica que desabou, estavam sem as condições necessárias de segurança. Os relatos mencionam que não havia um segundo ponto de sustentação além da própria estrutura que estava sendo desmontada, de forma que, quando despencou, aqueles que estavam trabalhando caíram junto aos escombros.

Os trabalhadores que enviaram as denúncias ainda afirmam que ambas as empresas, Tecon e Work Alpinismo Industrial Ltda, são responsáveis pela tragédia anunciada, pois não havia nenhum tipo de acompanhamento por parte da segurança do trabalho, nem da empresa contratada para o serviço nem da contratante. Sendo assim foram completamente negligentes com a situação de risco em que estavam submetidos.

As denúncias também afirmam que está é uma realidade comum e corriqueira dentro das instalações da Tecon. Devido a enorme pressão e cobrança da chefia para produtividade e agilidade nas atividades de trabalho, os trabalhadores não conseguem priorizar suas segurança, se expondo cotidianamente a situação de risco e não conformidade com as normas de segurança. Além de inúmeros serviços de risco serem executados, os trabalhadores não ganham periculosidade.

A patronal administradora do porto de Suape e a Tecon também provaram sua total desumanidade ao seguir cobrando a continuidade das atividades de trabalho mesmo após o acidente que levou a morte de companheiros de trabalho.

Por fim os trabalhadores ainda denunciam que estão sofrendo assédios e ameaças para não registrarem o local do acidente e não vazarem informações que podem comprometer a empresa.

A precarização do trabalho das empresas terceirizadas, além de aumentar a exploração e diminuir os salários, aumenta drasticamente os riscos de acidente. A patronal da Work Alpinismo Industrial Ltda e da Tecon são os primeiros responsáveis por essas mortes em Suape. É inaceitável a nota da Tecon que afirma que “não tem responsabilidade de qualquer natureza pelo acidente”.

Basta de coerção, acidentes de trabalho e ameaças! Nós trabalhadores precisamos nos organizar para combater a precarização do trabalho e exigir as condições de segurança no trabalho e responsabilizar a patronal por causa do acidente, assim como acabar com a terceirização do trabalho, incorporando imediatamente os trabalhadores terceirizados ao quadro de efetivos.

Nós do Esquerda Diário expressamos através dessa nota nossa profunda indignação e sincera solidariedade às famílias das vítimas, mortas e feridas, que trabalhavam no porto de Suape. Nos colocamos à disposição para dar voz aos trabalhadores e estar lado a lado contra ameaças da patronal e na luta pelos direitos.

Saiba mais: Um operário morreu e dois ficaram feridos no desabamento de uma estrutura metálica no porto de Suape em Pernambuco




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias