×

São Carlos | Trabalhadores da Saúde e comunidade do Cidade Aracy vão as ruas por melhores condições na região

No último sábado (05/02), ocorreu em São Carlos, na região do Aracy, uma manifestação construída pela Rede Solidária e de Apoio da Região do Cidade Aracy e pelo Comitê de Lutas São Carlos. No ato, a comunidade local, juntamente com trabalhadores da saúde, denunciavam o descaso com as condições básicas de Saúde, educação e outros serviços públicos na região. Isso tudo em um contexto de aumento de casos de covid-19, impulsionada pela nova variante Ômicron.

quinta-feira 10 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Dentre as reivindicações da manifestação, estavam a necessidade de contratação de mais trabalhadores da saúde - médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem - e da revitalização das instituições públicas abandonadas, tais como as unidades de saúde, as escolas e creches, o Centro da Juventude da região do Aracy, o Centro Comunitário Antenor Garcia, etc.

Atualmente, o prefeito de São Carlos é Airton Garcia (PSL), que desde que fora reeleito, em 2020, continua colocando em prática um projeto de total descaso com as necessidades básicas da classe trabalhadora são carlense, seguindo à risca a cartilha do partido que faz parte, o mesmo partido que elegeu Jair Bolsonaro e todo seu repertório anticiência e anti operário. Nesse sentido, os trabalhadores da saúde e a comunidade do Aracy foram às ruas reivindicar o que deveria ser deles por direito. Segue-se o relato de uma moradora do bairro cidade Aracy:

“Estou aqui nesse movimento para reivindicar saúde, transporte e educação. Os prédios públicos aqui do bairro estão desmoronando, as escolas estão abandonadas, a população em geral está abandonada (..) nossa juventude está abandonada, nossos idosos (..) tudo isso tem tudo haver não só com o governo municipal, mas com o governo estadual e federal. (..) O povo, que somos a base e que sustentamos tudo, pagamos nossos impostos, estamos com governos que, de fato, não governam para o povo.”

Como bem ressalta o depoimento, o descaso com os serviços públicos é geral. A prefeitura, o governo estadual de João Dória e o governo federal de Jair Bolsonaro estão todos submetidos aos interesses dos capitalistas, que descarregam a crise nas costas dos trabalhadores. Mesmo que na mídia os empresários e setores da direita, como Dória, procurem se contrapor ao projeto do governo de Bolsonaro, na prática, eles defendem e são parte de aplicar os vários ataques feitos pelo governo Federal contra os trabalhadores, as mulheres, os negros, indígenas e LGBTs.

Em um contexto extremamente grave de pandemia, no qual se deveria ter o máximo de esforços direcionados para a garantia de vida da população, o cenário de precarização e descaso com trabalhadores da área da saúde que ocorre no município e em todo país revela que a prioridade do sistema político e econômico não é a vida dos trabalhadores, pelo contrário, é o lucro de um punhado de burgueses vem em primeiro lugar no capitalismo.

Uma trabalhadora da saúde da região do Aracy também relata que as políticas da prefeitura e secretaria de saúde levam complicações físicas e psicológicas para os trabalhadores de sua área:

“Os profissionais estão muito sem esperança, estão ‘entregando os pontos’, muito sem energia, adoecendo mentalmente e fisicamente, então é bastante complicado.”

Ainda sobre as condições impostas aos trabalhadores da saúde, um dos integrantes do movimento da Rede Solidária na comunidade Aracy, afirma o seguinte:

“Há várias denúncias de negligência mesmo com os profissionais da saúde, de descaso, de não apoio tanto quanto às estruturas (...) como também de contratação e de reposição de profissionais afastados, então a população está sem assistência.”

Diante da situação de calamidade pública na cidade de São Carlos, ainda mais em uma região popular que é o Aracy, nós do Esquerda Diário prestamos toda solidariedade à luta da comunidade juntamente com os trabalhadores da saúde. Entendendo que só a auto-organização proletária pode proporcionar vitórias à nossa classe, tanto no nível local quanto nacional, ou seja, somente uma luta com independência e protagonismo da classe trabalhadora pode realmente barrar todos os ataques impostos pelos capitalistas, sendo importante que todas as organizações e movimentos sociais prestem o devido apoio e solidariedade.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias